domingo, 16 de março de 2008

Páscoa

Hoje estava a conversar com uma pessoa e de repente ela disse-me o seguinte que passo a citar: "Depois conversamos melhor porque eu tenho que ir fazer as limpezas da Páscoa". E eu fui para casa! Mas aquela expressão não me saiu mais da cabeça pois fiquei sem saber o que seriam as limpezas da Páscoa. Sendo assim, tentei pesquisar e perguntei às pessoas até que uma me disse: "Ah e tal, a casa tem que estar limpa para receber o padre". Para quem não sabe o que é a Páscoa, fica aqui a explicação que, pelo menos, é válida na minha terra…Aqui, no dia de Páscoa, anda o Padre a visitar as casas de toda a gente seguido por um vasto conjunto de esfomeados por comida e por bebida. O mordomo anda também no meio desta multidão a carregar a cruz, tal como os Rappers nos EUA, mas neste caso não é pendurada ao pescoço nem é de ouro! Chegando às casas todos beijam a cruz, passando de uns para outros todas as doenças infecto-contagiosas existentes na aldeia. O último a beijar a cruz não costuma ficar muito bem tratado porque acumula alguma virose e alguns desses vírus aleijam…Enquanto os proprietários das casas estão distraídos a beijar a cruz, existem dois putos compinchas do padre que têm a missão de entrar silenciosamente na casa, detectar e aprisionar qualquer envelope que exista no seu interior, mas fazem reféns apenas aqueles que contenham dinheiro e nunca aqueles que contenham facturas por pagar.

Mas voltando às limpezas, todos os anos, nos dias que antecedem a Páscoa, todos os habitantes da aldeia limpam a casa…ainda bem que existe a Páscoa, senão não havia higiene! Mas quando digo limpar, não se trata só de varrer para debaixo do tapete, até porque muitos nem tapete têm porque o dinheiro fica no tal envelope…refiro-me a lavar a casa toda, pintar as paredes, colocar os melhores lençóis nas camas, os melhores cobertores, melhores cortinados, etc. O que as pessoas se esquecem é que se o envelope estiver na sala, ninguém vai ver os quartos, logo podiam continuar todos desarrumados.

Até agora ainda não falei de nada de mal acerca da Páscoa, até aqui tudo bom, as limpezas são necessárias, etc. O pior desta tradição é que as pessoas arrumam com muita antecedência e depois para não sujarem, dormem junto com os animais, ou no jardim…eu sei que o estrume até é quente e acolhedor, mas ficavam melhor a dormir nos lençóis bons!

Existe ainda outra vantagem da Páscoa para este povo, que é o facto de toda a gente ir comprar roupa nova que só será usada neste dia. A passagem de modelos acontece quando vão à missa e sobem ao altar comer hóstias…eu é que lhes devia dar uma hóstia a cada um na cara para ganharem juízo!

Falta ainda falar da tal multidão de esfomeados. Este conjunto de pessoas fica normalmente alguns dias sem comer ou beber porque andam muito ocupados a arrumar as casas e então depois seguem o padre e vão tirar a barriga da miséria na casa alheia. Os visitados que não deixem comida boa ou bom vinho na sala para eles, correm um grave perigo porque eles percorrem a casa de uma ponta à outra até se saciarem! Costumam pilhar as despensas, caves, adegas, etc. Por isso, mais vale deixar a sala bem recheada para evitar destruição das restantes divisões da casa! Alguns membros deste grupo costumam andar com bombos, campainhas e não sei que mais. Começam logo de manhã muito afinadinhos e cheios de genica, mas à medida que o dia vai passando, o sangue vai-se transformando em álcool e a música vai perdendo a qualidade.
Todos os leitores estão a pensar que nós também somos parolos e fazemos limpezas na Páscoa, mas não é verdade! Quer dizer, nós até fazemos limpezas, mas não são deste género, uma vez que nós costumamos fazer parte do grupo dos esfomeados que perseguem todos os doces das casas dos vizinhos! E não nos limitamos à Páscoa, exercemos esta actividade ao longo de todo ano:

  • Limpezas do Natal – Alguém tem que fazer o sacrifício de comer todas as sobremesas existentes no dia 24…quando digo sobremesas, não me estou a referir ao Bolo-Rei, esqueçam. A última vez que comemos disto o WC é que sofreu. Já é mau o Bolo-Rei, agora imaginem o Bolo-Rei meio digerido e recém vomitado ou recém defecado!
  • Limpezas do Ano Novo – Como somos humanos, sobra alguma comida! A esta comida que subro junta-se toda aquele confeccionada para o próprio dia e alguém em que tratar dela!
  • Limpezas de Carteira – A limpeza da carteira é fácil de fazer, basta tirar algumas teias de aranha que lá se acumulam…não dá muito trabalho e a carteira anda sempre limpinha.

Já que estou a falar da Páscoa, vou falar também dos Padrinhos. Alguns padrinhos costumam dar coisas aos afilhados nesta época e eu como todo o mundo tenho Padrinho e ele costuma-me dar algumas coisas: desprezo, nada, zeros, nepias, etc. Tudo coisas úteis sem as quais não conseguiria ser o homem que hoje sou. Só não percebi porque é que o meu padrinho não foi escolhido de outra forma, ou escolhiam alguém rico, ou então escolhiam 14 padrinhos diferentes, assim tinha mais coisas na Páscoa. À medida que eu fui crescendo, as minhas prendas também deveriam ter acompanhado o crescimento, quando tinha dois anos, um saco de amêndoas era fixe, aos 5 anos sabia bem um ovo Kinder, aos 8 um ovo Kinder, mas desta feita dos grandes, aos 12, uma bike vinha mesmo a calhar, aos 16 porque não uma motinha, aos 18 um carro dava jeito, aos 25 uma casita…não precisava de ter mais do que 4 quartos, o resto das coisas ia conseguindo eu aos poucos…Eu tenho a vantagem de ser um teso, e descobri isto porque até ao momento ninguém me convidou para padrinho de ninguém!

Fica aqui mais uma importante reflexão sobre um assunto.

Sem comentários: