sábado, 8 de novembro de 2008

Professores em Lisboa

Hoje, mais de 100 mil professores, repartidos por 728 autocarros, foram para Lisboa em visita de estudo. A semana que passou foi bastante agitada para os filhos dos professores já que os seus dias foram repartidos pelas idas às compras, assinaturas das autorizações, preparação das merendas, escolha das roupas adequadas tendo em conta a meteorologia do dia de hoje, etc. Uma verdadeira azáfama! Também os professores andaram atarefados porque tinham de acabar de vender as rifas para angariarem todo o dinheiro necessário para a visita de estudo. Escusado será dizer que a maioria das rifas foram compradas pelos próprios filhos dos professores.

Ontem os professores acabaram por se deitar tarde devido aos preparativos de última hora e devido ao nervoso miudinho que sentiam devido ao passeio do dia de hoje. Hoje acordaram cedinho para se prepararem para a viagem e lá se dirigiram, de mochila às costas, para o local de embarque combinado. À hora marcada, todos os professores estavam já no autocarro, prontos para aventura, enquanto cantavam as habituais músicas dos passeios. E após a chamada e validação se todos tinham um saco para o enjoo lá partiram em direcção à capital.

Aqui está o roteiro da viagem:
  • Saída dos locais;
  • Chegada a Lisboa;
  • Visita ao Museu Nacional dos Coches;
  • Almoço em mesas de pedra num qualquer parque de merendas;
  • Visita ao jardim zoológico;
  • Visita ao Oceanário;
  • Lanche no McDonalds;
  • Regresso a casa.

Segundo fontes, existiu alguma indignação demonstrada pelos professores perante as notícias publicadas nos principais meios informativos durante o dia de hoje. Segundo as notícias, os professores teriam ido a Lisboa manifestarem-se em lugar de fazerem a visita de estudo. Informo que os professores não têm motivos para fazerem manifestações porque não têm nada contra o actual sistema de educação em Portugal, nem contra a Ministra da Educação. Aliás, eles afirmam até que o número de vagas nas escolas é suficiente para todos os professores e para provarem isso mesmo, decidiram alugar apenas 728 autocarros para os mais de 100 mil professores inscritos para a visita de estudo, o que daria um total de 137 professores (em média) para os 50 lugares disponíveis em cada autocarro. Ou seja, os melhores 50 professores foram colocados nos autocarros e fizeram a visita de estudo, os restantes 87 ficaram em terra.

1 comentário:

Paola Rhoden disse...

Até parece que já vi esse filme por aqui no Brasil.