quinta-feira, 6 de novembro de 2008

ENADE 2008

Tenho recebido um elevado volume de críticas porque por vezes, e sem querer, abordo temas que interessam às pessoas em geral. Para tentar resolver este assunto decidi escrever hoje sobre o ENADE.

O ENADE é o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes que ocorre no Brasil. A edição deste ano ocorre no próximo dia 9 de Novembro de 2008 e apenas farão o exame alunos seleccionados, os outros todos não o farão. A selecção é feita da seguinte forma: colocam-se todos os alunos dentro de uma tômbola moderadamente grande, faz-se girar essa tômbola e vão-se retirando os alunos, os que saírem ficam seleccionados, os outros ficam lá dentro.

E qual é o objectivo deste exame?
“O objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, integrando o Sinaes, juntamente com a avaliação institucional e a avaliação dos cursos de graduação”. Gostaria de salientar que esta é a definição oficial e brasileira do objectivo do ENADE e que poderá não ser bem compreendida pela maioria dos portugueses de Portugal.

Posto isto, decidi traduzir o texto: “O objectivo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas directrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de actualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, integrando o Sinaes, juntamente com a avaliação institucional e a avaliação dos cursos de graduação”. Aqueles três c’s que adicionei ao texto fazem toda a diferença e como que por magia, transformou todo o texto em português de Portugal.

O Lula da Silva, ligou-me e leu-me ao telefone um e-mail que tinha escrito no outro dia no qual me perguntava se eu não tinha sugestões para um novo nome para o exame do próximo ano já que eles estavam a pensar em alterá-lo. Eu respondi de imediato com a seguinte resposta “Ora essa…” e comecei a pensar em sugestões. Eis algumas dessas sugestões que enviei para ele:
  • Teste;
  • Exame;
  • Coiso;
  • DAEBQPAQNFNDQAQESTMLP (Documento de Avaliação Efectuado no Brasil e Que é Preenchido por Alunos Que Não Faltaram Nesse Dia e Que Atesta Que Eles Sabem Toda a Matéria Leccionada por Professores).

O Lula gostou principalmente do último nome, que por incrível que pareça também era o meu preferido, mas disse-me que alguns dos alunos não conheciam tantas letras e então escolheram o nome ENADE 2009.

Sem comentários: