segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Bruno Alves e o Fair Play

Ontem vi algumas imagens da derrota do FCP perante a Naval e vi mais uma jogada de “lealdade” do Bruno Alves. É uma jogada em que ele salta e abre a cabeça do adversário com um dos cotovelos. Vejam o vídeo seguinte, no minuto 1:13:



Esta jogada fez-me lembrar uma entrevista do Jesualdo Ferreira em que dizia que o Bruno Alves não dava cotoveladas em ninguém. Deixo aqui um pequeno extracto dessa entrevista:

“Todos os adversários já perceberam que a forma de jogar contra o Bruno Alves é saltar pouco. Estamos dispostos a fazer análises biomecânicas para provar que o Bruno Alves não faz uma falta por agressividade ou má intenção, mas apenas decorrente do próprio salto. Nunca vi o Bruno Alves dar uma cotovelada em ninguém e nunca o vi a dar um pontapé ou um soco. Vejo-o a discutir lances com uma grande energia e virilidade, porque é muito capaz. É um atleta leal, mas também é muito forte. A determinada altura da época passada chegou a dizer-se: como é possível este indivíduo andar a jogar e não ver amarelos. Isto é uma forma pouco honesta de tentar aniquilar um jogador que é internacional, importante na Selecção, de topo e de elite do futebol internacional. Não quero falar mais, mas vou estar atento. Vamos fazer tudo para provar que aquilo que o Bruno Alves faz só é possível para atletas de elite. Terminem com a cena do Bruno Alves. Faz-me sentir que há um estigma que o pode acompanhar, bem como a outros jogadores do FC Porto…” (Fonte)

Fiz mais algumas pesquisas e encontrei mais estas “não faltas” dele:



Das duas uma, ou os árbitros não vêm as agressões ou então têm medo dos cotovelos do Bruno Alves, já que raramente marcam faltas e nunca mostram cartões. Queria desde já apoiar a medida lançada pelos Gato Fedorento no programa Zé Carlos de ontem em que sugeriram que deveriam existir 72 árbitros por jogo para conseguirem dar conta de todas as incidências das partidas. Esta medida permitiria resolver os dois problemas com o Bruno Alves: ver todas as cotoveladas e pontapés que ele dá aos adversários e em caso do Bruno Alves se tornar ainda mais agressivo, conseguirem segurá-lo. Vejam um vídeo desta inovação futebolística:

Sem comentários: