domingo, 17 de fevereiro de 2008

Bolo-Rei



Vou hoje falar desta obra-prima que é o bolo-rei. Eu sei que o Natal não é para já, mas de certeza que os pasteleiros e homens do lixo estão já numa azáfama a trabalhar para confeccionarem a tempo esta deliciosa sobremesa em quantidades suficientes para todos os lares portugueses. Os bolos-rei demoram cerca de um mês a estarem todos prontos, os restantes 9 são para envelhecerem e ganharem aquele gosto a azedo e mofo! Não me digam que ficaram chocados por eu ter escrito que os pasteleiros também ajudam a fazer os bolos…pensavam que eram só os homens do lixo? Peço desculpa por ter deixado escapar este bizarro e macabro segredo da gastronomia portuguesa.
Quem inventou esta receita, fê-lo a pensar também no meio ambiente…o que é de louvar! Em lugar de deitar no lixo as cascas das frutas usadas na feitura de comida, não, aproveitam e misturam com a farinha e ovos e já está, o bolo-rei está feito. Desta forma, as cascas não são levadas para o aterro e voltam a ter utilidade na dieta dos portugueses. Os pasteleiros, no processo de fabrico dos bolos apenas têm que misturar tudo e levar ao forno, quem tem o trabalho árduo são os homens do lixo que têm que procurar nos sacos quaisquer cascas que possam ter sido deitadas fora por descuido, como sendo cascas de batata, ananás, banana, etc., tudo coisas comestíveis.

Já que estou a falar no bolo-rei, vou falar também da razão pela qual se costumam encontrar as favas e os brindes. As favas surgiram na receita tradicional porque começaram a escassear as cascas de fruta e como ninguém gosta de favas, toca a meter lá para dentro para encher. Depois inventou-se a tradição de quem encontrar a fava tinha que pagar o bolo no próximo ano, para que o pessoal que encontrasse alguma, não dissesse nada e não reclamasse! Os bolos têm cerca de 14 favas cada um…mas é raro aparecer alguma porque o pessoal cala-se! Eu uma vez encontrei 6 na mesma fatia mas tive que as comer todas para não ter que pagar…sempre sabiam melhor que o bolo!
O brinde foi introduzido num dia qualquer algures no passado quando um homem do lixo estava com muita pressa a separar as cascas dos restantes resíduos perigosos e então enganou-se e juntou lixo de uma fábrica metalomecânica…desde esse dia, começaram a aparecer parafusos, seringas, pregos e algumas roldanas nas fatias de bolo. Os pasteleiros nem se importaram, porque os bolos começaram a pesar mais 2 kg cada e eles com isso só tinham a ganhar. O brinde veio então dar ao bolo-rei a vertente saudável e começou a introduzir ferro na dieta dos portugueses.

Sem comentários: