sábado, 7 de janeiro de 2012

Análises de urina



Sempre que necessitámos de fazer análises de urina tudo começa com um momento de desconforto enorme – a recolha da amostra. A recolha normalmente é efectuada com uma amostra simples onde temos que encher apenas um pequeno copo de plástico do tamanho de um “shot”, mas existe também a amostra de 24 que consiste em urinarmos um dia interior para uma garrafa do tamanho de uma “litrosa” (que por vezes deve ser mantida no frigorífico para que a urina fique fresquinha). Nos dois casos, o desconforto é o mesmo já que temos que acertar com a urina num recipiente reduzido. No caso das mulheres, penso que este processo de recolha possa ser ainda mais incómodo já que não existem muitas ferramentas que lhes permitam encher os copinhos ou as garrafas sem molharem os dedos enquanto seguram os recipientes e tentam fazer pontaria.

Foi a pensar nestes problemas que nasceu o conceito e-Urinal, que não é nada mais e nada menos do que um Urinol que permite efectuar análises à nossa urina no dia-a-dia e que nos vai avisando se alguma coisa estiver mal. As análises baseiam-se em vários parâmetros, como os níveis de açúcar, PH da urina, contagem de células sanguíneas, etc. Como a monitorização será feita de diariamente, permitirá que os utilizadores se apercebam mais rapidamente se alguma coisa começar a correr mal com a sua saúde. O e-Urinal monitoriza e armazena estatísticas e gráficos que podem ser consultados no dashboard através de um ecrã táctil que rapidamente ficará imundo se for utilizado sem lavar as mãos. Este conceito apenas tem em mente os homens, mas será necessária uma versão em sanita para as mulheres e para outro tipo de finalidades (ler mais abaixo).

Vejam mais algumas fotos deste conceito criado pelo Royce Zhang:









Se a análise de urina causa desconforto, agora imaginem a análise de fezes. Por isso sugiro ao designer Royce Zhang que adapte também o conceito para as sanitas onde uma pessoa possa defecar enquanto lê os seus rótulos de embalagens favoritas e enquanto as suas fezes são analisadas de uma forma higiénica.

Sem comentários: