sábado, 13 de setembro de 2008

Large Hadron Collider (LHC)



O Large Hadron Collider é uma coisa de ferro e de outros materiais que está metida dentro de um túnel com 27 km a 100 metros de profundidade debaixo da terra. É um túnel que servirá aos cientistas fazer duas ou três coisas que até agora não podiam fazer: fazer corridas com partículas para ver quem tem a partícula mais rápida, tentar simular ou reproduzir o Big Bang (Grande Estouro) ou destruírem o Universo. Estou já a imaginar a trabalheira que vai dar para arrumar aquilo tudo depois de conseguirem fazer aquilo a que se propuseram!

Quando descobri que eles estavam a construir este coisa, liguei para lá e conversei com cientistas. No meio da conversa, mesmo após aquela parte em que se fala do tempo, disse-lhes: “Cientistas, cuidadinho com o LHC porque podem criar sem querer outro Universo! Ter duas coisas repetidas de tudo o que existe até é engraçado, mas e o que me dizem ao facto de passarem a existir dois AindaPiorBlogs?”. Desligaram rapidamente o telefone e foram desligar da ficha o módulo de criação de Universos, para não correrem o risco.

Esta semana foi feito o primeiro teste com sucesso do LHC no qual conseguiram acelerar partículas a velocidades próximas da velocidade da luz. Para ser mais correcto, diria que conseguiram acelerar a partículas a velocidades próximas de uma das velocidades da luz! Isto porque segundo testes feitos por mim, a luz nem sempre se acende à mesma velocidade. A prova disso é que hoje de manhã, quando acordei, demorei cerca de 5 minutos a encontrar o interruptor quando noutros dias costumo encontrar logo o interruptor ou então deixo a luz apagada e volto a adormecer.

Como já referi, um dos objectivos da construção do LHC é o de reproduzir o Big Bang que se ouviu quando o Universo foi criado. Os cientistas, no passado, tinham já feito testes com pessoas em laboratórios às quais davam enormes quantidades de feijoada e fast food na esperança que o metano produzido nos intestinos fosse tal que ao ser libertado pelas cobaias, conseguisse simular o Big Bang. Segundo fontes, num dos testes efectuados terão simulado o Big Bang com perfeição, mas o cheiro provocado pela explosão era de tal forma nauseabundo que nenhum cientista conseguiu analisar os dados da experiência.

Um dos outros objectivos dos cientistas na utilização do LHC é o de destruírem o Universo. Se vão ou não conseguir, não sei, mas pelo sim e pelo não o melhor será fazerem já um testamento e um seguro de vida chorudo (não se esqueçam para pedirem ao mediador que cubra cataclismos e sem franquia). Deixem tudo em nome de alguém que queiram deixar bem na vida caso aconteça alguma coisa ao Universo.

Sem comentários: