segunda-feira, 22 de setembro de 2008

A Editora



Ontem, o AindaPiorBlog ultrapassou a barreira dos 11000 visitantes e isto aconteceu em apenas 7 meses e 21 dias de existência. Esta anomalia espaço-temporal provocou a histeria no mundo da edição de livros já que fui contactado por uma editora. Eles queriam saber se eu estava interessado em publicar em livro todas estas 200 e tal parvoíces que escrevi até hoje e mais algumas que irei escrever num futuro muito próximo! A minha primeira reacção ao ler o e–mail que me enviaram foi: coçar o braço porque estava com uma comichão terrível e depois pensar o seguinte: “Será que fui mordido por melgas?”. Como no meu braço não tinha qualquer borbulha e como a comichão tinha passado, decidi voltar a pensar na proposta que me fizeram.

Tendo lido o e-mail todo comecei a ponderar os prós e os contras de publicar o livro. Como só encontrei contras decidi não aceitar. Vou deixar aqui uma lista de pormenores da proposta que permitirão ao mundo descansar mais uns tempos sem a ameaça da publicação do AindaPiorBlog em livro:

  • Escrita – Não ficou claro quem iria escrever os 14 livros que iriam ser publicados. Aviso já que não poderia ser eu já que a minha letra, não sendo tão indecifrável como a dos médicos, é também bastante má. Aliás, é essa a razão pela qual não escrevo à mão no blog;
  • Título – Ainda não pensei no título, por isso não pode ser publicado já o livro;
  • Regalias – Acho que ganhar um pão com queijo e tulicreme acompanhado por um pacote de leite não é suficiente para ganhar a vida. Eu sei que neste momento ganho menos do que isso e que deveria aproveitar, mas decidi declinar a proposta;
  • Leitores – Fiz uma sondagem para saber quem é que estaria interessado em comprar este hipotético e patético livro, e cheguei à conclusão que ninguém o faria. Eu ainda pensei que compraria um a meias com o meu irmão, mas decidimos que era melhor não;
  • Preço do Livro – A editora queria lançar o livro com o preço de venda recomendado de €15. Deste valor, a editora ficava com €20 por cada livro vendido e eu com o resto. Comecei a fazer contas e cheguei à conclusão que tinha de arranjar emprego para sustentar esta parceria com a editora.

Vou ficar à espera de novas ofertas, um pouco mais sedutoras, que façam pensar se realmente fui ou não mordido por melgas na noite passada. Até lá continuarei a despejar para aqui coisas cada vez piores.

Sem comentários: