quinta-feira, 22 de maio de 2008

Aumento dos preços dos Combustíveis

O preço dos combustíveis não para de aumentar. Os aumentos são tão frequentes que deixaram de ser notícia. Agora nos telejornais vão passar a ser noticiados os dias em que não existem aumentos. Hoje no telejornal da RTP já aconteceu este fenómeno. O jornalista, ele próprio estonteado pela violência do acontecimento, noticiou admirado “Os preço dos combustíveis não aumentaram!”.

Cientistas, mecânicos e peixeiros em Portugal aliaram-se e estão já a tentar descobrir um motor amigo do ambiente que se locomova a caviar, isto porque daqui a um mês ou dois o caviar terá um preço muito mais baixo do que o preço do gasóleo e da gasolina. Os ambientalistas vieram já manifestar-se indignados alegando que a utilização de caviar poderá por em risco as reservas de esturjão nos mares de todo o Mundo. O líder deste consórcio deu já uma conferência em que garantiu que estão a ser tomadas medidas para que tal não aconteça. Acrescentou ainda que as reservas de caviar não correm o risco de desaparecer e que vão sendo renovadas frequentemente sempre que os esturjões machos copulem com os esturjões fêmeas. Enquanto escrevo estão já a ser construídos motéis de baixo custo por noite nos mares para que os esturjões possuam todas as condições necessárias para a proliferação da espécie. Farmácias foram já proibidas de vender contraceptivos aos peixes para que nada impeça a fertilização. Segundo fontes de informação confidenciais, o motor está já em testes finais de performance. Estão também a negociar com a Chanel para se aliar ao consórcio, uma vez que os gases produzidos pela combustão do caviar têm um pequeno aroma a peixe podre que só poderá ser atenuado com a mistura de perfume no momento da combustão.

Enquanto este novo motor não fica pronto para comercialização, os portugueses têm-se dirigido a Espanha para abastecer as suas viaturas, poupando até 0.1 euro por litro. Esta enorme poupança leva a que portugueses que vivem a 100 e 200 km da fronteira rumem também aos postos de abastecimento espanhóis para comprarem o combustível. Durante essa longa viagem eles gastam combustível, gastam pneus, gastam o motor, perdem horas de trabalho e de descanso, vai a família completa no carro para passear e apenas fazem com que o carro gaste mais, mas chegam lá e ficam contentes porque conseguem poupar em média 6 Euros naquele tão desejado depósito. Quando regressam o prejuízo é maior do que se tivessem abastecido nas bombas portugueses mais próximas, mas aquele sabor a vitória sobre o governo e sobre as gasolineiras portugueses que também vendem em Espanha compensa tudo!

O Governo, como em todos os outros males da sociedade, é o único que sai vitorioso, logo não toma nenhuma medida para parar o aumento dos preços…senão vejamos:
  • Os portugueses, ao abastecerem em Espanha, fazem com que em Espanha seja gasto mais combustível o que faz com que Portugal, virtualmente, polua menos!
  • Os portugueses ao visitarem Espanha todas as semanas deterioram mais as viaturas, logo, têm que visitar mais vezes a oficina e até trocar de carro mais vezes. Desta forma o governo encaixa mais impostos provenientes das oficinas, stands, etc.
  • Os portugueses passam a andar mais nas estradas espanholas o que provoca o seu desgaste. À medida que as estradas espanholas vão ficando piores, as estradas portuguesas vão ficando melhores comparativamente, logo os portugueses vão começar a dizer: “As nossas estradas são melhores do que as espanholas” e o Governo nem sequer precisa de gastar um euro!
  • Alguns portugueses optam por viver e trabalhar em Espanha, logo se a população em Portugal diminui, o desemprego diminui automaticamente!
  • Nem todos os portugueses vão a Espanha abastecer, logo, acabam por abastecer cá em Portugal, e como a maior fatia do valor pago pelos combustíveis vai para os cofres do estado sob a forma de ISP, IVA, IRC, etc., o estado é quem mais ganha com o preço alto dos combustíveis.

Sempre que existe um aumento da GALP, da BP, da REPSOL ou de outra gasolineira qualquer, cada uma destas empresas apressa-se a anunciar esse mesmo aumento dizendo até em que dia será feito. Este tipo de anúncio serve para duas coisas:
  1. Serve para se avisarem mutuamente, porque quando uma aumenta, todas as outras aumentam também, isto faz com os preços sejam sempre iguais em todas elas. Toda a gente fica a saber, excepto a autoridade da concorrência que pelos vistos nunca ouve estes anúncios;
  2. Serve também para que as pessoas entrem em pânico e se dirijam para as bombas abastecer antes que o preço suba o que provoca, por um lado um gasto de combustível desmesurado nas filas que se formam para abastecer e por outro lado provoca picos de facturação nos dias que antecedem as subidas de preços! Os gestores das gasolineiras olham para os relatórios de vendas e sempre que notam que a afluência às bombas está a descer, decidem anunciar um aumento e então as vendas aumentam logo!

Sem comentários: