quarta-feira, 3 de março de 2010

Primeira semana



Após uma intensa semana de votações nos Super Blog Awards de 2010 e a 21 dias do final da votação, é chegado o momento certo para efectuar o primeiro balanço.
O meu pior receio aconteceu: a organização Super Bock continua a não ser capaz de detectar e punir as votações fraudulentas. Apesar de não me apetecer crucificar os blogs em causa, posso afirmar que alguns dos que se encontram nas primeiras 10 posições das várias categorias, os seus “bloggers” têm passado estes 7 dias a criarem contas de e-mail para votarem nos seus próprios blogs. E como é eu sei isto? É muito fácil:
  • Blogs com poucas visitas diárias não podem ter muitos votos
  • Blogs com poucos seguidores não podem ter muitos votos
  • Blogs com poucos RSS Feeds Readers não podem ter muitos votos
  • Blogs muito recentes não podem ter muitos votos

Isto era muito fácil de detectar com uma ou mais das seguintes medidas:

  • Registo do IP da máquina que efectuou o voto (para verificar se mais do um determinado número de votos foram feitos com o mesmo IP)
  • Envio de um e-mail de confirmação para a pessoa em causa validar a sua votação (após a primeira dezena de votos efectuados, a pessoa desistia de criar mais e-mails)
  • Detectar se as contas de e-mail dos votantes são todas do mesmo fornecedor
  • Verificar os campos de registo no site da Super Bock (Nome, etc.)

Estas dicas que deixei aqui servem, tanto para a organização validar os votos, como para o pessoal que vota ilegalmente começar a pensar em formas alternativas.

Em relação ao Ainda Pior Blog, agradeço desde já o tempo dispendido para votarem e para convencerem outros a fazerem o mesmo. Tenho tido votos de pessoas que (não sei como) gostam do que eu escrevo, mas também tenho tido votos de pessoas que encontraram o blog no site dos Super Blog Awards e que votaram por impulso, sem terem sequer tido tempo de ler mais do que um ou dois posts e percebido que este é o pior blog de todos.

Os resultados apurados até ao momento são:

  • Na categoria de Humor e Entretenimento, o Ainda Pior Blog está em último ou mais baixo. Digo isto porque ainda não aparece nos 10 primeiros do Ranking.
  • Na categoria de Microblogging, o Ainda Pior Blog está, neste momento, em 7º lugar.

Já que aguentaram o sofrimento e chegaram a esta parte do post, façam um último esforço e, caso não o tenham feito já, votem nos Super Blog Awards 2010 clicando nos dísticos que podem encontrar no lado esquerdo do blog.

1 comentário:

Ana, Dona do Café disse...

Não se se se dão a tanto trabalho mas a questão também se prende por mostrarem o ranking parcial e não, por exemplo, o ranking por categoria com o nr de votos ou algo do género. Quem tira um bocadinho para andar a cuscar que blogs estão a concurso, clica nos que lhe aparecem logo no topo ou alfabeticamente; ou seja, há blogs que nunca chegam a ser visualizados por mera curiosidade porque à décima página da lista de blogs por categoria, já se cansou...
Não sei, digo eu...
é injusto de qualquer forma sempre :p
(o meu voto já o tens).
beijinho