sábado, 4 de outubro de 2008

Nova imagem Caixas ATM



A SIBS, empresa responsável pelas caixas Multibanco lançou no passado dia 2 de Outubro uma nova imagem. Segundo eles e passo a citar “o Multibanco apresenta uma nova imagem, mais moderna, apelativa e dinâmica.” Gostaria de explicar o que é que a SIBS queria dizer com estes 4 adjectivos que utilizaram na descrição desta reestruturação da imagem:
  • Nova – É uma imagem nova porque é mais recente que a anterior na escala temporal;
  • Moderna – Porque modernizaram os computadores 486 que tinham dentro das ATM, aumentando os 8Mb de Ram que tinham para, imagine-se, uns velozes 16Mb de Ram;
  • Apelativa – Porque as ATM continuarão a ser apelativas para os gatunos;
  • Dinâmica – Porque as ATM quando são roubadas, movimentam-se com os gatunos em direcção ao seu covil.

Nesta mudança, também a mascote do Multibanco foi alterada, tendo nascido o Multinho. Os designers inspiraram-se no João Moutinho para todo o design e nomenclatura do seu trabalho, criaram um boneco infantil, pequeno e verde, mas em lugar de lhe chamarem João Moutinho, chamaram-no de João Multinho, ficando apenas Multinho para os amigos e conhecidos. Vejam a imagem seguinte e vejam as semelhanças com o João Moutinho:





A razão desta mudança radical de imagem deveu-se apenas à necessidade de evitar o roubo de caixas Multibanco. Segundo os peritos da SIBS, os larápios e gatunos estão habituados à imagem antiga e como não vêem notícias na televisão nem na Internet, não sabem que a imagem foi alterada e consequentemente não conseguem encontrar estas novas caixas. Eu acredito que mais cedo ou mais tarde algum gatuno irá encontrar estas novas caixas e a onda de assaltos vai continuar. Uma das formas de evitar que isto aconteça será alterar a imagem do Multinho para uma imagem mais assustadora para os assaltantes. Informei a SIBS e eles pediram-me para dar sugestões para essa nova imagem e eu meti mãos ao trabalho utilizando as minhas ferramentas habituais para criação de conteúdos: Bloco de Notas e Paint. Deixo aqui o resultado do meu trabalho:

Versão 1:



Versão 2:

Sem comentários: