sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Praia do Carvalhal



Ontem estive na Praia do Carvalhal, algures na costa Alentejana e enquanto me aproximava da mesma ia comentando que os acessos eram bons, boas estradas acabadinhas de construir, etc. Cheguei ao estacionamento e fiquei de boca aberta com o que vi: um bom parque de estacionamento, com muitos lugares à sombra, cobertos por uma estrutura de madeira e palha. Fiquei logo a pensar que seria a praia com melhores condições que visitara em toda a minha vida (ainda só visitei 3)! Tudo começou a piorar quando vi umas barreiras e uma casota com um gajo na entrada do parque de estacionamento e vi ao longe uma placa com coisas escritas…à medida que me fui aproximando fui conseguindo ler que custava a módica quantia de 3 euros por dia! Até nem era muito caro…pensava eu até descobrir outras coisas onde poderia gastar dinheiro. Estacionei o carro e comecei a subir uma passagem de madeira, toda ela também com bom aspecto…cheguei ao cimo das dunas e tinha lá dois restaurantes. Fui então ver os preços, qualquer prato custava mais do que €12, café por €0,75, e por aí fora. Como podem constatar, o estacionamento até pode ser considerado uma pechincha se o compararmos com a comida. Passou-me a fome e desci até ao areal, que me pareceu bastante pequeno e naquela zona até onde os olhos chegavam a praia parecia limpa. A coisa começou a piorar quando me dirigi para a direita, para a zona não condicionada. Aí poderíamos encontrar todo o tipo de lixo e porcaria. A zona mais limpa da área não condicionada, era a zona onde eu escrevi “Ainda Pior Blog” que podem ver na foto, mas mesmo nessa zona, tinha um copo de plástico e uma garrafa de iogurte e não tinha mais lixo porque a água já tinha levado o resto. Fui então para uma zona com pouca gente e passei pelos guarda-sóis de palha e por umas espreguiçadeiras. Claro está que existia também uma barraca com um gajo lá dentro à espera de dinheirinho. Cada guarda-sol custava €10 por dia e cada espreguiçadeira custava 2€. Pelas minhas contas poderia ter gasto, apenas contabilizando uma pessoa almoçando, lanchando, jantando e dormindo debaixo do guarda-sol, mais de €60. Tanto dinheiro que ganham e não utilizam nenhum na limpeza da restante praia. Enfim! Uma coisa é certa, é centenas de vezes melhor do que a Praia da Ilha do Pessegueiro onde os acessos são medonhos, tem apenas um restaurante mas estava fechado, tem um WC público onde a urina no chão passava os 5 cm de altura, existem montes de pedras escondidas na areia onde é fácil partir um pé, dedo ou ainda pior, uma unha, etc.

Mas nem tudo foi mau, ao ter escrito “Ainda Pior Blog” na areia, consegui fazer com que mais espécies visitassem o Blog, foi o caso de algumas gaivotas, alguns peixes e outros tantos caranguejos. A opinião foi unânime: “o Blog é mau, mas tem margem para piorar mais um pouco”. Foi o que eu fiz ao colocar aqui este texto e esta foto.

Sem comentários: