sábado, 25 de julho de 2009

Há festa em…



Aos domingos à noite, na RTP1, em horário nobre (que rapidamente deixa de o ser com estas coisas), vai para o ar um episódio do programa “Há festa em…”, apresentado pelo José Carlos Malato e pelo Fernando Mendes. É um programa que vai ter 6 episódios, cada um realizado numa cidade qualquer. Já passaram em Peniche e acho que o próximo é em Évora. Eu estou a dizer o nome das cidades, não para irem lá ver aquilo, mas para se afastarem o mais possível do raio de acção deste show.

O ingrediente principal do programa deveria ser o humor, mas quando foram comprar os ingredientes para confeccionarem o programa, esquecerem-se desse pormenor. Juntaram o Fernando Mendes, que às vezes até diz uma piada de jeito no meio das centenas de “piadas” que diz durante os programas que faz, com o José Carlos Malato que não diz piada nenhuma e que decidiu ter mais graça enchendo o bandulho para imitar o Fernando Mendes. Se a realização do programa estiver a pagar estes dois ingredientes do programa a peso, estão desgraçados, já que, por programa, sobem ao palco 500 kg de apresentadores.



Existem dois personagens no Contra-Informação que têm umas alcunhas escolhidas a dedo: “Engordando Mendes” e “José Carlos Palato”. Escolher melhores nomes era impossível! A RTP também gostou destes nomes e juntando isso à expressão “Engordar para o talho”, incentivou o Malato a engordar para ver se ficava engraçado. Posso garantir que o conceito “Engordando Malato”, cujo termo agora inventei, não está a resultar. A não ser que o público-alvo do programa seja apenas aquele da faixa etária dos reformados com idades superiores a 80 anos, então aí até poderá estar a resultar já que eles nem sequer conseguem ouvir as “piadas”.

Sem comentários: