segunda-feira, 20 de julho de 2009

Há 40 anos o homem pisou a Lua



E eu há pouco pisei cocó de cão num passeio perto da minha casa e ninguém falou nisso até agora. O que é certo é que o cocó que eu pisei, acabou por ser um pequeno passo para mim, mas de certeza absoluta que foi um grande esforço para o pobre cão que o fez. Compreendo até que o dono não tenha conseguido limpar aquilo, já que de certeza que ninguém vai passear o seu cão com uma pá e um rolo de sacos do lixo de 25 litros. Enquanto uns festejam a ida à Lua, eu tenho que decidir se deito as sapatilhas fora ou se as tento lavar até sair o cheiro. Durante o tempo dispendido com esta dúvida existencial, deparo-me a pensar no seguinte: será que o Neil Armstrong também pisou cocó lá na Lua? Se existe vida na Lua, por exemplo, canina, e se algum cachorro se lembrou de fazer por lá as suas necessidades fisiológicas, aviso desde já os futuros astronautas que lá decidam ir para terem algum cuidado uma vez que o cocó ficará lá muito, mas muito tempo. Segundo li por aí em sites, estima-se que as pegadas que lá foram deixadas pelos astronautas, durante as 22 alunagens já efectuadas, demorarão a desaparecer cerca de 100 anos. Agora imaginem quanto tempo demorará a desaparecer cocó de cão ressequido pelas poeiras cósmicas provenientes do espaço longínquo.



Voltando aos festejos, segundo se consta, hoje dia 20 completam-se 40 anos da primeira pisadela na Lua, que pelos vistos ocorreu às 20h18 de Lisboa, no domingo 20 de Julho de 1969. Se estes dados estiverem certos, o evento ocorreu no dia 20 em Portugal e em todos os outros locais que tenham fuso horário menor ou igual ao de Teerão. Locais como Cabul, Banguecoque, Sidney, entre outros, apenas terão visto a primeira pisadela no dia 21 de Julho de 1969. Pequim deve ter visto a primeira alunagem num dia qualquer do ano do Louva-a-Deus ou do Porco ou de outro qualquer animal, isto é, se o regime os tiver deixado ver Televisão ou acederem ao Twitter. Ficam aqui estas pequenas, mas importantes correcções.

Sem comentários: