quarta-feira, 18 de março de 2009

Escavar com dois G’s



Da constante investigação de mecanismos para fazer deste blog o pior de todos caiu-me nas mãos mais uma tecnologia que me pareceu bastante interessante. A tecnologia em causa pode ser encontrada no site www.digg.com. Os leitores mais atentos de certeza que já notaram que junto a cada um dos textos que existem no AindaPiorBlog, no canto superior direito de cada um, apareceu como que por magia um botão laranja. Aproveito este momento para dizer que apesar de muitas pessoas acharem este botão bastante agradável e bonito, estas suas características são anuladas pelo facto das cores até combinarem com o resto do template do blog.

Mas afinal que botão é este? Gostaria de começar a formar a resposta a esta questão com a explicação da palavra “Digg”. Como toda a gente sabe, a palavra “Dig” em português significa “Escavar”. A palavra “Digg” não quer dizer nada, mas como os inventores desta coisa não sabiam inglês, enganaram-se na hora de registar a marca e ficou com dois G’s. Como no início não tinham mais dinheiro para voltar a registar a marca correctamente, ficou assim. Quando enviamos um texto e o endereço respectivo para o site deles, o que estamos a fazer é uma espécie de escavação com uma pá virtual e vamos abrindo um buraco negro onde queremos enterrar o texto em causa. Sempre que alguém carrega no botão, o contador que aparece no botão de Digg indica o número de pessoas que contribuíram na abertura desse buraco. Quando o número de escavações atinge o valor 1000, o texto em causa é enterrado nesse buraco negro e desaparece da Internet.

Tendo explicado o funcionamento desta coisa resta às pessoas irem carregando sempre que possível neste botão até todo o blog ser consumido por esta tecnologia. Se isso acontecer, o autor, que neste caso sou eu, entra também pelo buraco dentro e o mundo ficará em paz.

5 comentários:

ToXico disse...

Embora seja parco em comentários já sabes que sou teu cliente habitual e ainda bem. porque cada vez que aqui venho descubro sempre coisas novas, se o teu o blog é o pior como seria se fosse o melhor, lol, só um pequeno reparo parece-me que ainda não falas-te aqui na grande moda do momento????
Para bom entendedor

AindaPiorBlog disse...

Têm surgido inúmeras modas e eu não tenho conseguido acompanhá-las todas...Se puderes ser um pouco mais explícito, e se essa moda de que falas influenciar negativamente os meus conteúdos, com certeza que a abordarei! Obrigado

Espero que não te faça mal vires cá tantas vezes...

ToXico disse...

Cá estou de novo, desta vez para te convidar a aceitar o desafio que te fiz lá no meu "tasco", tenho a certeza que me vais surpreender, em relação à outra questão estava a falar do Twitter pá, duhhhhhhhhhhhhhh, hehehehe

AindaPiorBlog disse...

Essa tecnologia, eu já usei (pelo menos duas vezes):
http://twitter.com/AindaPiorBlog

AindaPiorBlog disse...

Em relação ao desafio...vou pensar nisso! Obrigado pelo convite