sábado, 24 de março de 2012

Garantia Apple de 12 Meses



Na semana em que o novo iPad chegou a Portugal (já pode ser adquirido nas lojas, como o caso da Worten, entre outras), parece-me importante alertar os mais distraídos que a Garantia da Apple não obedece às regulamentações europeias (e de Portugal, claro) no que ao prazo de garantia dizem respeito. Todos os produtos deste tipo comercializados em Portugal são obrigados a ter 24 meses de garantia (2 anos). Todos, excepto os produtos da Apple que apenas oferecem aos seus clientes 12 Meses de Garantia (1 ano). Deixo aqui a transcrição da política de garantia da Apple retirado do site oficial: “A sua garantia de um ano para os produtos Apple: Todo o novo hardware Apple possui garantia contra defeitos de material e mão-de-obra com a duração de um ano a partir da data de compra (data indicada na factura).

Algumas das lojas que vendem estes aparelhos indicam que os mesmos têm uma garantia de 24 meses, mas apenas para aqueles aparelhos que avariem durante os 12 primeiros meses, já que a Apple não irá assumir quaisquer avarias para além desse período. Têm-se multiplicado as queixas de clientes que têm este tipo de problemas com os aparelhos supostamente dentro da garantia que não são resolvidos pela Apple. Não param de aumentar as reclamações às lojas (que são inúteis nestes casos) e à Deco (que defende que a Apple está a agir de forma ilegal).

Após 10 segundos de reflexão consegui perceber porque é que a Apple faz isto e não me parece que seja por ser uma empresa que se acha acima da Lei, ou melhor do que as outras, nada disso. O que acontece de facto é que as pessoas que compram os iPhones, os iPads, etc. conseguem perceber nos primeiros dias que o aparelho não funciona bem e podem logo activar a garantia. No caso do iPhone, a rede vem avariada por defeito em todos os aparelhos novos, por isso e os clientes conseguem perceber o problema mal introduzem o cartão SIM. No caso do novo iPad (o iPad de 3ª geração ou iPad 3) acontece o mesmo, os utilizadores colocam o SIM, pretendem utilizar comunicações 4G e as mesmas não funcionam em Portugal (porque ainda não estão a cobrir o país e mesmo que estivessem, os aparelhos da Apple não são compatíveis, como explicou aqui Miguel Almeida, o CEO da Optimus, no outro dia). Para além disso, as novas e revolucionárias funcionalidades do novo iPad não funcionam porque simplesmente não existem. Ah, e o aparelho também aquece.

Posto isto, compreende-se que a Apple não precise de uma garantia tão extensa já que nenhum aparelho aguenta mais do que 12 meses a enganar o seu proprietário. Mesmo assim, e para quem quiser ter garantia de 24 meses, a Apple através do seu programa AppleCare disponibiliza uma extensão de garantia a todos aqueles que a queiram pagar, claro.

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