domingo, 11 de março de 2012

Contrabando de iPhones

Na semana passada circulou na imprensa uma notícia sobre o contrabando de iPhones na China e mostram um vídeo onde mostravam um chinês que tinha 30 iPhones colados ao seu corpo com fita-cola. Vejam esse vídeo:



Quero desde já informar os mais desatentos que esta notícia era falsa, com base nas explicações seguintes.

Em primeiro lugar o chinês não tinha 30 iPhones agarrado ao seu corpo, mas sim mais de 34, como podem contar na imagem seguinte e ainda faltava tirar iPhones das suas outras duas pernas:



Em segundo lugar, não é credível que um chinês, depois de saber das condições miseráveis com os seus conterrâneos trabalham (e se suicidam) nas fábricas da Foxconn Technology que produzem os aparelhos para a Apple na China (iPads, iPhones, iPods, etc.) queira ter um desses aparelhos (ou o conseguisse vender a algum outro chinês). Desde trabalho infantil, falta de condições de segurança e higiene, excesso de horas de trabalho, etc., tudo serve para explorar os chineses na ânsia de ter um produto pouco inovador, que custe muito pouco a produzir, mas que seja vendido por valores exorbitantes a pessoas que só querem ter alguma coisa Apple.

Em terceiro lugar, mesmo que um chinês quisesse mesmo ter um iPhone, que realmente funcionasse e tivesse mais inovação e funcionalidades que as outras marcas de smartphones, teria de comprar várias unidades para conseguir esse objectivo. Por exemplo, só com mais de 40 iPhones é que consegue ter alguma qualidade na recepção de chamadas (40 mini antenas são equivalentes a uma normal). Não percebo por isso porque prenderiam este homem.

2 comentários:

mfc disse...

Ele precisava de frequentar um curso acelerado para contrabandistas!

Alien David Sousa disse...

Estou completamente de acordo contigo, o que não acontece frequentemente. Parabéns por este post, por colocares os pontos nos "is"