quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Prazo de validade



Hoje lembrei-me de uma coisa estranha que descobri acerca do prazo de validade de alguns produtos alimentares e que decidi partilhar com todas as pessoas que venham a ler isto (provavelmente isto será lido 5 ou 6 vezes, mas sempre pela mesma pessoa, eu próprio… o que não faz mal porque desta forma, caso me esqueça disto, posso sempre voltar a lembrar-me mais tarde).

Alguns produtos têm na embalagem (ou pacote, se preferirem este termo) a seguinte frase: “Consumir de preferência antes do fim de: DATA” (onde DATA indica a data de validade). Segundo pude aprender numa reportagem do telejornal no outro dia, se consumirem este tipo de produto alguns dias depois da data indicada, não vos irá matar, nem sequer vos irá nascer um terceiro braço nas costas (que apesar de arrepiante, seria extremamente útil para coçar aquelas zonas impossíveis de alcançar nas costas com os dois braços standard que trazemos de origem).

Outros produtos que têm a seguinte frase: “Consumir até: DATA”. Neste caso é mesmo obrigatório consumir mesmo até à data indicada para não correrem o risco de encontrarem um iogurte de pedaços (pedaços com vida própria) onde deveria existir um iogurte líquido para beber.

Os exemplos que acabei de enumerar são aqueles mais comuns em que a frase de aviso, seja ela qual for, aparece junto à data de validade. Os que me intrigam e assustam até, são os seguintes:
  • Alguns produtos têm escrita na tampa a frase: “Consumir de preferência antes de: ver fundo da embalagem”. Para este tipo de produto, a data de validade em si, não interessa, porque a frase de aviso indica claramente que o produto tem que ser consumido de preferência antes de vermos o fundo da embalagem. Se encontrarem um produto deste tipo, por exemplo, um pacote de bolachas, vão ter que as comer todas antes de verem o fundo da embalagem, muito provavelmente porque as bolachas enjoam e vomitam quando as viramos de cabeça para baixo quando tentarmos ver a data de validade no fundo da embalagem. E se as bolachas enjoarem, já estão estragadas e então já não as podemos comer;
  • Outros produtos têm escrita a frase: “Consumir de preferência antes de: ver embalagem”. Estes são os que eu considero mais aterrorizantes porque temos que conseguir consumi-los antes sequer de vermos a embalagem. Se olharmos directamente para a embalagem (basta um vislumbre) o que lá estiver dentro fica logo estragado. Estes produtos foram criados através da inspiração na Medusa, deusa da mitologia grega, aquele ser que convertia os humanos em pedra se olhassem directamente para ela. São produtos bastante esquivos e astutos pelo que devemos ser exímios caçadores para os conseguir caçar e consumir ou então basta irmos à despensa de com os olhos fechados.

Tenham bastante cuidado com as datas de validade dos produtos que compram para não correrem o risco de se transformarem de consumidores em consumidos pelos produtos (estou neste momento a imaginar um guião para um filme de terror sobre este tema, em que vemos latas de atum, pacotes de arroz, frascos de polpa de tomate e donuts gigantes e podres a perseguirem humanos para os devorarem…).

1 comentário:

Anónimo disse...

Boa maneria de ver os prazos de validade x)
Não vou olhar para os produtos alimentares da mesma forma xD