domingo, 7 de novembro de 2010

Bear Grylls - Man vs Wild



Tenho visto ultimamente alguns episódios de programas de sobrevivência no canal Discovery Channel do conhecido Bear Grylls, como o caso do Man vs Wild. Neste programa o Bear Grylls é deixado num qualquer local remoto (selva, montanha, selva montanhosa ou montanha selvagem) para que consiga sobreviver e chegar a um local seguro. Vejam os vídeos seguintes onde podemos ver excertos de alguns desses episódios:





Era suposto que este programa nos ensinasse a sobreviver nas condições mais difíceis com escassos recursos, mas não me parece que o programa consiga transmiti isso, como já vão ter a oportunidade de perceber.

Em primeiro lugar o Bear Grylls é ele próprio um animal selvagem e não é necessário ver o que ele é capaz de comer ou fazer para acreditar nisso, basta analisarmos o nome dele: Bear=Urso. Para além de se chamar de urso, fazer dos telespectadores de ursos, ele age também como um urso, já que anda sempre no meio dos rios gelados, come peixe cru e dorme em cavernas. Ou seja, não me parece assim tão difícil que um urso seja capaz de sobreviver na selva.

Em segundo lugar, quando uma pessoa se perde numa floresta ou numa montanha, não leva consigo uma enorme equipa de apoio e de reportagem, como repórteres de imagem e de som, médicos, entre outros, como acontece neste programa. Para além de estar sempre à espera deles, o Bear Grylls tem que estar constantemente a explicar para as câmaras o que está a fazer, o que vai fazer de seguida, para onde vai, e como no final de contas como são as audiências que têm que sobreviver, ele não pensa duas vezes em se atirar para a lama, água ou buracos, comer larvas, aranhas, escorpiões, cobras, carne putrefacta, ervas, beber urina, etc.

Em terceiro lugar, se eu fosse para um local desses e quisesse sobreviver, não levava uma faca, um isqueiro, uma garrafa de água, uma corda, uma bússola, um parapente e uma mochila até porque não conseguiria comer nada disso sem me aleijar. Em alternativa, eu levava comida nutritiva já pronta em tupperwares que desse para vários dias, como o caso de feijoada, cozido à portuguesa, rojões à moda do Minho, frango de churrasco e costeletas de novilho com batata frita e arroz, levava tomate, alface e cebola (mais um galheteiro) para preparar umas saladinhas, levava também alguma fruta como laranjas, maças golden e pêras rocha, levava ainda alguns itens para sobremesa, como mousse de chocolate, arroz doce e gelado, levava café expresso e leite para fazer uns pingos directos para tomar na natureza, levava também pão, Tulicreme, manteiga e marmelada para preparar o pequeno-almoço. Para beber, para além da garrafa, levava também alguma água sem gás, Coca-Cola e algum néctar de pêssego. Para não estar a dormir em buracos e em cima de erva molhada, levava um saco-cama, alguns cobertores e uma tenda ou então ia passar a noite ao hotel de 3 ou mais estrelas mais próximo. Em lugar de me orientar pelas estrelas ou com uma bússola, levava um receptor GPS. Já agora, levava também uns rolos de papel higiénico para quando a natureza chamasse… Levava ainda o meu computador portátil e uma placa de internet móvel 3G para ir consultando o meu e-mail, para ir colocando algumas coisas aqui no blog e para ver o site da meteorologia para estar preparado para as mudanças do clima. Levava também o meu telemóvel para telefonar às pessoas mais próximas que nesse momento seriam também as mais distantes.

O que posso concluir é que os paradigmas de sobrevivência mudaram e como tal, o Bear Grylls deveria passar menos tempo na selva e actualizar-se um pouco para conseguir fazer um programa mais próximo da realidade actual. Entretanto, podem ir vendo o que ele anda a fazer no site oficial do programa.

3 comentários:

Não sou blasê disse...

Ahahahahahahahah
Achei demais seus comentários! Também questiono esse programa de sobreviver da mesma maneira.

Mas há um outro programa em que o cara, pelo menos, está sozinho. Esse é um tanto mais crível.

Mais uam vez gostaria de dizer que seu blog é ótimo. Parabéns.

Anónimo disse...

Cara, tu muito idiota pqp -.- É pra rir né ? Amanhã eu to afim de me perder por ai... Vou levar lasanha e bolo de cocholate...

Anónimo disse...

É impressionante o número de pessoas que não conseguem entender a função de um simples programa.
Pode criticar á vontade amigo, mas nenhuma das técnicas de sobrevivência que ele ensina são falsas. E é isso que importa.