terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Tomada de Posse de Barack Obama



É oficial, o Barack Obama é o novo presidente Americano. Ele foi hoje possuído pelo espírito do presidente dos Estados Unidos da América na habitual tomada de posse em Washington. O espírito saiu do corpo do George W. Bush através de um exorcismo e foi introduzido no corpo do Barack Obama.

Uma coisa é certa, ainda nem era presidente e já estava a cumprir promessas. O Obama começou logo por criar inúmeros postos de trabalho nos preparativos da tomada de posse. Entre cozinhados, bailes, desfiles e discursos, a festa custou cerca de 150 milhões de dólares. Esta atitude antevê melhores dias para a América e para o mundo, excepto para Portugal uma vez que ainda continuam a aparecer na televisão programas sobre música.

A nova primeira-dama, Michelle Obama, é apelidada carinhosamente pelo próprio marido de “The Rock” (“O Rochedo”). Vendo com alguma atenção a seguinte foto, consigo perceber o porquê desta alcunha. Ela usou hoje, na tomada de posse, um vestido verde que foi criado por uma estilista cubana. Gostaria de informar todos aqueles que a criticaram que houve um atraso na produção do vestido, e a primeira-dama como não tinha tempo para esperar por outro teve que vestir o que já estava feito, ou seja, o rascunho.



Todo o evento foi rodeado de enormes medidas de segurança. Nem a comida escapou aos guarda-costas. O prato principal do almoço era bife, mas vieram também as batatas fritas a escoltar a carne para evitar que possíveis atiradores furtivos – os snipers, quisessem abater o bife do presidente. As batatas não acompanharam apenas o bife, no prato principal, apareceram também na sopa, no prato de peixe, na sobremesa e até nos cocktails à paisana, disfarçadas de sombrinhas.



Após o almoço, Barack Obama assistiu ao início da parada e depois juntou-se à mesma, dentro do novo carro presidencial, o Cadillac Presidential Limousine 2009, o “USA 1”, também apelidado de “The Beast”. Trata-se de um carro monstruosamente grande com cerca de 1000 cavalos de potência, podendo variar consoante o número de guarda-costas existentes no seu interior. O combustível consumido pelo carro do presidente neste pequeno passeio colocou em causa as metas ambientais traçadas para o seu mandato, pelo que foi já definido que as próximas viagens presidenciais serão feitas a pé, de bicicleta ou de GoogleEarth.



Estou confiante que o novo presidente desempenhará melhor as suas funções do que George W. Bush, até porque pior, seria extremamente complicado.

Sem comentários: