quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Lost – 5ª Temporada



Antes de mais gostaria de avisar todos aqueles que estiverem a tentar ler isto que, caso não tenham visto todos os episódios de todas as 4 temporadas anteriores da série Perdidos, não continuem a ler porque poderei, algures no meio do texto revelar coisas absolutamente novas para vocês. Os peritos em séries costumam apelidar estas revelações de “spoilers”, os outros que não percebem nada disto apelidam-nas de “stuff”.

Começou a ser exibida a quinta temporada da série Perdidos. Os episódios 0, 1 e 2 já andam por aí em liberdade, para grande satisfação dos fãs. Eu tenho acompanhado a série com alguma atenção e cheguei à conclusão que cada vez a história é mais confusa. No meio de toda a confusão e da quantidade enorme de enigmas por revelar que já existiam, eu lá consegui encontrar mais alguns que devem ter passado despercebidos aos mais distraídos e que nem sequer foram idealizados pelos próprios realizadores. Vou desde já passar à descrição de tais enigmas e das possíveis razões para existirem.

Enigma 1 – Fumo negro
O fumo negro que de vez em quando assombrava as personagens do Lost, deixou de aparecer. Este fenómeno deveu-se à proibição de fumar dentro dos estúdios de gravação da série e como tal, deixou de existir aquele fumo que transformava os funcionários e os actores saudáveis e não fumadores em fumadores passivos. Muitos dos fãs pensavam que a série era gravada numa ilha a sério, verdinha e com paisagens maravilhosas, mas não, aquilo é tudo feito num pavilhão pouco ventilado e as paisagens são todas renderizadas num computador Pentium III a 450Mhz.

Enigma 2 – Figurantes
Desde o início da série que, sempre que mostram alguma cena do acampamento na praia, ou na selva, ou até nas estações Dharma, aparecem figurantes novos. Para aqueles que não sabem, um figurante não é mais do que um actor fraco que recebe muito pouco por aparecer nas gravações (e que às vezes não recebe nada, pagando inclusive por participar) e que apenas serve para fazer monte. Nesta quinta série já apareceram mais alguns destes figurantes, alguns dos quais desapareceram tão rápido quanto apareceram. Este enigma, na minha opinião, tem uma explicação até bastante lógica. Aqueles figurantes são actores principais e secundários noutros filmes e séries que são apanhados pelas câmaras que filmam o Lost. Uma vez que o estúdio serve para filmar cenas de vários filmes em simultâneo ou seguidas umas das outras, é normal isto acontecer. O mesmo actor, por vezes, aparece em 5 ou 6 filmes no mesmo dia, por isso é que vemos muitas vezes ao fim-de-semana 10 ou 15 filmes com o mesmo actor.

Enigma 3 – 108 Minutos
Num dos episódios, aparentemente, deixaram de introduzir os números no computador em intervalos de 108 minutos e aconteceu uma explosão. Como o mundo não acabou durante esse episódio cheguei à conclusão que os números ainda estão a ser introduzidos secretamente noutro computador qualquer. Ainda não descobri quem está a fazer isso, e com a quantidade de Magalhães que por aí andam, será mais difícil saber quem é! Posso garantir que eu não sou! Se conhecerem alguém que de 108 minutos em 108 minutos desaparece misteriosamente com a desculpa de ir urinar ou de ir passear o cão, desconfiem porque pode ser a pessoa que introduz os números para nos salvar. Se conhecem alguém com estas atitudes, por favor, não revelem a sua identidade, ele é o nosso salvador.

Sem comentários: