sábado, 3 de janeiro de 2009

Dakar 2009



A edição deste ano da antiga prova de rally que unia Paris a Dakar teve início hoje e apesar de ainda se denominar Dakar, a prova decorre na América Latina, unindo a Argentina e o Chile. Esta alteração do percurso teve origem em desacatos existentes no início da prova do ano passado quando uma das equipas insistia que queria competir com camelos em lugar dos habituais veículos todo-o-terreno. Os organizadores da prova tiveram então de suspender aquela edição, informando os participantes que os camelos, caso competissem, não iriam dar hipóteses aos todo-o-terreno devido à sua enorme resistência e baixo consumo de combustível.

Esta alteração fez com que se instalasse a dúvida no mundo do desporto já que nenhum país tem garantidas as habituais provas desportivas que faziam até ao momento. Isto faz com que os habituais países organizadores tenham de dar o seu melhor na organização das provas para que estas não sejam alteradas para outros países. Segundo fontes oficiais, os jogos Olímpicos de Pequim de 2008, tiveram para ser realizados nos Estados Unidos da América, no Texas. Tenho conhecimento de algumas outras provas que poder poderão ser alteradas. Eis alguns exemplos:
  • Grande Prémio do Japão de F1 – O Grande Prémio do Japão de Formula 1 poderá ser realizado em Lisboa, Portugal, na ponte Vasco da Gama uma vez que a Honda abandonou a prova.
  • A Volta à França – A prova francesa de ciclismo poderá ser realizada na China, usando como percurso a grande muralha da China.
  • O Solteiros-Casados – O jogo de Futsal Solteiros-Casados de ano novo da freguesia de Sobreposta em Braga poderá ser disputado no estádio Old Trafford em Manchester.

Sem comentários: