terça-feira, 15 de abril de 2008

Entrega de IRS



O prazo para entrega do IRS Modelo 3 via Internet termina hoje dia 15. Aproveito este tema para explanar aqui a minha opinião em relação ao IRS pago pelos contribuintes: acho que não deveria existir este tipo de imposto! Mas já que existe, todos “nós” trabalhadores temos que o pagar, pelo menos os que não fazem ilegalidades e fugas ao fisco. Mas voltando à entrega do IRS Modelo 3 via Internet, esta tarefa só traz uma vantagem para o Estado e inúmeras desvantagens para os contribuintes:

  • Vantagem para o estado – É o contribuinte que faz o trabalho que deveria ser feito por eles, ou seja, o cruzamento da informação para apanharem as empresas ou clientes que fogem aos impostos;
  • Primeira desvantagen para os Contribuintes - Têm que ter Internet para submeter o IRS – isto é uma desvantagem porque podem, por engano, vir parar ao nosso AindaPiorBlog!
  • Segunda desvantagen para os Contribuintes (os que sabem preencher) - Têm de perder 3 ou mais horas para introduzir toda a informação no sistema, quando podiam estar a trabalhar ainda mais ou a descansar ou podiam ainda estar a descansar no trabalho;
  • Terceira desvantagem para os Contribuintes (os que não sabem preencher) - Ou preenchem tudo mal e pagam multas ou ainda mais impostos, ou então têm de pagar para que algum contabilista os exturca ainda mais para lhes preencher o impresso Online.

Segundo uma notícia que vi ontem, os contribuintes, gastam em média, 70 e tal euros para preencher o seu IRS, e quem é que nos passa a factura deste valor para introduzirmos no IRS do próximo ano?

Se as empresas que prestam os serviços já são obrigadas a preencher IRS, IRC e todos os outros 14 IRs que existem, para que é que o cliente final também tem que preencher a mesma informação? Se eu comprei uma salamandra a energia solar, a empresa que ma vendeu, já introduziu essa factura algures no sistema…Não está tudo já preenchido no Sistema das Finanças? Está bem, está bem, na grande maioria das facturas as empresas não colocam os números de contribuintes dos clientes…é necessário que de hoje para a frente passem a colocar para que dessa forma as pessoas tenham mais tempo para as outras coisas verdadeiramente importantes!

Deixo aqui um conselho…quem ainda não introduziu o seu IRS até ao dia de ontem, que esqueça a ideia de o introduzir hoje, uma vez que o Site das Finanças vai estar tão congestionado com as duas primeiras pessoas que tiverem acedido primeiro que não vai permitir mais acessos! O Governo colocou de propósito um PC fraquinho como servidor para que os contribuintes se atrasem e paguem multas! É um negócio bem montado! Se eles detectam que o servidor aguenta mais do que duas pessoas por dia tomam logo medidas para atenuar o débito das seguintes formas: retiram memórias, retiram processadores, retiram discos ou dão nós nos cabos de rede para que os dados passem mais devagar! Se nenhuma destas técnicas funcionar para piorar o serviço eles costumam desligar o PC da tomada (porque não sabem como se encerra o Windows via Software)!

Sem comentários: