sábado, 16 de março de 2013

Poker Stars Habemus Papam

Desde o dia 20 de Janeiro que não escrevia no Ainda Pior Blog e tudo porque estava isolado do resto do Mundo e sem acesso à Internet. Não, não estive isolado no conclave para a eleição do novo Papa, estive simplesmente a tentar reparar uma avaria no meu PC. Bem sei que também saiu algum fumo preto e também algum fumo branco (e algum cheiro a plásticos queimados) enquanto reparava a avaria, mas o novo Papa não foi eleito na minha presença. E por falar em fumo, estamos no século XXI e como tal acho que já era tempo de escolherem outros meios de comunicação um pouco mais modernos do que os tradicionais e pré-históricos sinais de fumo. Sei lá, poderiam fazer uma conferência de imprensa, actualizar a página do Facebook ou escrever um Tweet (como fizeram depois), mas não, preferem deitar primeiro algum fumo por uma chaminé.

A eleição do Papa tem sido mantida em segredo pelo Vaticano e pela Igreja desde sempre, mas chegou a hora de divulgar ao mundo como é feita esta escolha. Eu tive acesso a documentos confidenciais que me foram enviados pelo antigo jardineiro do antigo mordomo do anterior papa Bento XVI onde explicam que a eleição é feita com um torneio de Poker. No início do “conclave” são distribuídos 50.000,00€ em fichas de Poker a cada um dos 115 cardeais. É eleito Papa aquele que ganhar o torneio (aquele que ficar com todas as fichas de todos os adversários). O Papa eleito também fica com o dinheiro ganho aos adversários para poder comprar robes e chinelos de marca. Em relação ao fumo, como a Capela Sistina é um edifício antigo e sem sistemas de climatização modernos, os cardeais têm de recorrer a uma velha lareira para se conseguirem aquecer durante o torneio de Poker. Sempre que alguém atira um pedaço de madeira para lá, sai algum fumo negro, que não tem qualquer significado, mas que os católicos e curiosos que ficam paralisados a olhar para a chaminé adoram. O fumo branco é originário no tabaco e outras substâncias alucinogénias fumadas durante o torneio pelos cardeais e que só sai da sala de jogo quando o torneio acaba e pretendem arejar o local.

O vencedor deste torneio foi o agora denominado Papa Francisco (e de seu nome Jorge Mario Bergoglio), que tal como o Diego Armando Maradona, teve sempre “mãos” de Deus durante todo o torneio.

Foram iniciados já os preparativos para o próximo grande torneio de poker para selecção do próximo Papa, que trará algumas novidades. A mais importante tem a ver com o nome do evento e o surgimento de um patrocinador oficial. O próximo torneiro vai chamar-se “Poker Stars Habemus Papam” e vai ser patrocinado pelo portal de Poker Online www.PokerStars.com. Como o novo patrocinador pretende que o torneio passe a ser realizado todos os anos para aumentar as receitas, os cardeais inscritos não poderão ter menos de 98 anos de idade (por razões óbvias). O Anel do Papa (ou Anel do Pescador) será também substituído pelo anel do patrocinador, ou seja, o novo Papa terá de usar o anel de campeão Poker Stars que passará então a ser beijado pelos fiéis.

Enquanto o novo torneio não acontece, tanto o Vaticano como a Poker Stars decidiram criar alguma expectativa e atrair mais seguidores (católicos e jogadores de Poker) e como tal vão esconder algumas fichas douradas no valor de 1.000.000,00 no meio das hóstias que são distribuídas nas missas por esse mundo fora. Desta forma irão sortear fortunas pelas pessoas que decidam comungar ao Domingo de manhã.

Sem comentários: