segunda-feira, 21 de março de 2011

Scarlett Johansson nua

A Scarlett Johansson e mais 49 celebridades foram vítimas de Nude Jacking (um termo que acabei de inventar para ser utilizado quando alguém é vítima de roubo de fotos ou vídeos que contenham nudez). Ao que tudo indica, a Scarlett Johansson tinha uma foto de si própria, no seu iPhone, que foi roubada por um qualquer hacker ou tarado. Para além de ser importante as pessoas andarem com fotografias de si próprias nuas nos seus telemóveis, iPhones e computadores, é ainda mais importante não ter qualquer cuidado com os sites que se visitam e com as aplicações/vírus instalados nos equipamentos, para terem a certeza que as suas fotos e vídeos explícitos vão parar de facto à internet, aumentando dessa forma o número de fãs.

Se já percebemos que é essencial que as celebridades “percam” os seus conteúdos de nudez na Internet, falta percebermos como é que as celebridades tiram essas fotos a si próprias com os seus próprios telemóveis. Após alguma investigação descobri que as celebridades utilizam aplicações como o Nude It. Esta aplicação permite desnudar qualquer pessoa que é filmada com o iPhone. Vejam uma imagem e o vídeo de demonstração desta aplicação:





Bem, pelo que pude constatar, esta aplicação funciona com toda a gente, excepto com a Scarlett Johansson já que ao pegarmos numa qualquer foto sua em que aparece “vestida” (por exemplo, uma foto da edição de Novembro de 2006 da Revista Allure) e apontarmos a aplicação para a foto, o resultado é exactamente o mesmo, ou seja, o algoritmo não considera que ela esteja vestida. Realmente, ao vermos a quantidade de fotos que lhe foram “roubadas” pelas várias revistas, posso perceber perfeitamente a complexidade de a despir através de algoritmos… É uma tarefa redundante. Vejam o resultado desta experiência, na foto do lado esquerdo vemos a Scarlett Johansson “vestida” e na da direita, vemos a Scarlett Johansson nua:



Entretanto surgiu-me uma pequena dúvida… se a foto foi apenas copiada e não apagada do iPhone da Scarlett, na prática não pode ser considerada como tendo sido roubada, já que a proprietária continua a ter a foto consigo. Só no caso de a foto ter sido movida para outra localização é que se poderia considerar roubo.

Sem comentários: