domingo, 6 de março de 2011

Aquilo que é um Post

Ultimamente temos assistido incrédulos ao aumento de um fenómeno esquisito por parte de pessoas que falam em público ou nos meios de comunicação que denominei de “Tendão de Aquilos”. Estou-me a referir à utilização excessiva das expressões “Aquilo que é…”, “Aquilo que são…” e “Tudo aquilo que é…”. Estas irritantes expressões são utilizadas quando as pessoas que estão a discursar pretendem alongar os seus discursos, dando a entender que sabem do que estão a falar naquele momento e é também utilizada para responder a qualquer pergunta que lhes seja dirigida. Os especialistas na utilização destas expressões são o Primeiro-Ministro José Sócrates e os “comentadores” desportivos Rui Santos e Luís Freitas Lobo.

Vejam alguns exemplos comuns da utilização destes termos:

Quando um jornalista pergunta a José Sócrates o que vai fazer sobre um determinado tema, José Sócrates emprega de forma magistral o termo, respondendo “Serão efectuadas todas aquelas que serão as medidas necessárias para conseguir superar todas aquelas que serão as necessidades”. Não só pode utilizar sempre a mesma resposta para qualquer pergunta, como ao responder, parece mesmo perceber o que está a dizer.

Quando o Rui Santos ou o Luis Freitas Lobo comentam uma partida de futebol, em lugar de dizerem que uma determinada equipa está bem organizada em campo, simplesmente referem “Que as equipas têm aqueles que são os seus processos em campo bem organizados” e por vezes acrescentam mais alguma informação referindo que “Os jogadores estão a colocar em campo todos aqueles que são os seus processos ofensivos e defensivos”.

Para perceberem como poderão utilizar vocês mesmos estes termos no vosso dia-a-dia, enriquecendo o vosso vocabulário, vou reescrever o primeiro parágrafo deste post.

“Ultimamente temos assistido incrédulos ao aumento daquilo que tem sido um fenómeno esquisito por parte de todas aquelas pessoas que falam em público ou em todos aqueles que são os meios de comunicação que denominei de aquilo que é o “Tendão de Aquilos”. Estou-me a referir à utilização excessiva de todas aquelas que são as expressões “Aquilo que é…”, “Aquilo que são…” e “Tudo aquilo que é…”. Estas irritantes expressões que são aquelas que são utilizadas quando todas aquelas que são as pessoas que estão a discursar pretendem alongar todos aqueles que são os seus discursos, dando a entender que sabem de tudo aquilo sobre o que estão a falar naquele momento e é também utilizada para responder a todas aquelas que são as perguntas que lhes sejam dirigidas por quaisquer que sejam as pessoas. Todos aqueles que são os especialistas na utilização destas expressões são o aquele que é o Primeiro-Ministro José Sócrates e todos aqueles que são os “comentadores” desportivos Rui Santos e Luís Freitas Lobo.”

Sem comentários: