sábado, 12 de junho de 2010

Nobre Finíssimos


No outro dia fui ao Continente e enquanto vagueava pelos corredores à procura dos produtos que tinha na minha lista de compras fui confrontado com a possibilidade de provar aquele fiambre da Nobre que vem cortado muito fininho – “Nobre Finíssimos”. Como para além de estar cortado ficando com metade da grossura, o preço estava também com metade do valor devido a uma promoção e a junção de todos estes factores fez-me decidir adquirir aquilo.

A embalagem era do tipo familiar, tal como a que podem ver na imagem, e ainda bem que assim foi como vão ter oportunidade de perceber daqui a pouco. Cheguei a casa e guardei a embalagem no frigorífico à espera da próxima refeição que envolvesse fiambre, que viria a ser o lanche. Por volta das 17h decidi então ir lanchar e provar finalmente o fiambre. Fui ao frigorífico, tirei a embalagem de fiambre e o queijo flamengo para fora enquanto o pão aguardava já aberto pelos ingredientes. Até aqui corria tudo conforme planeado mas tudo se alterou quando dediquei a minha atenção à embalagem de Nobre Finíssimos. Abri a embalagem do fiambre, que por sinal até se abre com facilidade sem auxílio de ferramentas extra (como facas, catanas ou pés-de-cabra), e quando me preparava para tirar uma fatia finíssima deparei-me com um obstáculo que arruinou toda a essência e objectivo do produto: não foi possível tirar apenas uma fatia. Isto acontece porque as fatias ficam todas coladas e amontoadas umas em cima das outras (como é possível ver na foto que coloquei) e, a não ser que tenham formação em arqueologia ou medicina e tenham na cozinha os utensílios certos, é impossível separá-las para comer apenas uma.

É claro que não foi este problema que me impediu de lanchar e foi o que fiz: peguei em 4 ou 5 fatias de fiambre finíssimos que vinham coladas, peguei numa fatia de queijo, coloquei tudo no pão e comi. Enquanto comia não me saíam da cabeça os seguintes pensamentos:
  • Ainda bem que não consegui tirar apenas uma fatia, senão tinha comido uma sandes mista, apenas com queijo
  • Este fiambre até nem é mau de todo! Sabe a… fiambre
  • Tenho que resolver o problema da embalagem de Nobre Finíssimos

Por volta das 17:45, já com o estômago aconchegado e com os restantes planos desmarcados para dar toda a minha atenção a este novo desafio, comecei a tentar retirar apenas uma fatia de fiambre finíssima. Eram quase 18h do dia seguinte quando terminei esta actividade com “sucesso”. As aspas na palavra sucesso significam que o desfecho até nem foi assim tanto um sucesso. Apesar de ter conseguido separar uma das fatias das restantes, acontece que a fatia já tinha deixado de ser finíssima devido ao tempo que o fiambre tinha estado fora do frigorífico e ao calor que entretanto recebeu, quer do meio ambiente, quer das minhas mãos. A fatia apresentava o triplo da grossura devido às larvas que já se tinham formado, a fatia mexia-se e o cheiro a podre era insuportável.

Graças a esta experiência, foi possível constatar que o fiambre Nobre Finíssimos não é nada mais e nada menos do que fiambre Nobre normal, mas mais caro.

2 comentários:

Julie D´aiglemont disse...

Eu só quero alertar-te para um pormenor: essa embalagem diz que o fiambre é da perna extra... De que perna extra do porco fizeram os fínissimos que tu comeste? Eh!Eh!

AindaPiorBlog disse...

Das duas uma, ou se esqueceram de colocar uma vírgula na descrição do produto, ficando “Fiambre da Perna, Extra” indicando que o fiambre das duas pernas do porco tem uma qualidade extra e aí estamos perante um erro tipográfico ou de design; ou a Nobre comercializa fiambre proveniente de porcos mutantes que são modificados geneticamente para possuírem uma terceira perna que é aproveitada para este fiambre (uma vez que as outras duas são para fiambre normal).

Não é possível fornecerem fiambre feito à base da carne de pénis de porco, uma vez que é do conhecimento de quase todos que essa carne é usada nas salsichas frescas, caso o porco seja “fresco” ou nas salsichas normais. Já agora e a título de curiosidade, informo que os testículos do porco são usados nas hambúrgueres.

A forma e o nome dos produtos indicam claramente de que zonas do porco saem as carnes usadas na sua preparação.