domingo, 23 de agosto de 2009

Estacionamentos do Futuro

Sempre que passo por um parque de estacionamento de um centro comercial, hipermercado ou loja vejo um comportamento de alguns condutores esquisito e até perturbador. Apesar de existirem linhas no chão que orientam os condutores de como deverão deixar os seus carros estacionados, alguns deles não conseguem deixar os carros nessas linhas, deixando-os em segunda fila e o mais próximo das entradas possível, como se tivessem direito a um qualquer tratamento especial. Para além de bloquearem os restantes carros que estão devidamente estacionados, perturbam a circulação dos veículos que ainda procuram um lugar (muitas vezes bloqueado por estes condutores).

Consegui recentemente encontrar um padrão e sei agora que este comportamento incide, em 99% dos casos, nos condutores dos carros das marcas BMW, Audi e Mercedes, os restantes 1% englobam as pessoas que pretendem comprar um carro daquela marca, pessoas parvas e ainda pessoas que não sabem fazer manobras de estacionamento. A próxima vez que forem ao Continente, Feira Nova, Modelo, Office Centre, Aki, Media Markt, etc., procurem carros mal estacionados e vejam as suas marcas.

Uma vez que é impossível alterar o comportamento anti-social destes superiores condutores, resta aos proprietários destas superfícies comerciais investirem em novas marcações para os seus parques de estacionamentos de forma a orientarem todos os outros condutores que sabem conduzir. Vou deixar aqui a minha sugestão onde recomendo que, junto às entradas, se desenhem os lugares de estacionamento em segunda fila, marcando-os como reservados para as marcas BMW, Audi e Mercedes, marcando os restantes para as outras marcas de automóveis.



Muito provavelmente os condutores vão desrespeitar também estas marcações, mas temos que fazer alguma coisa e tentar.

Sem comentários: