quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Domarble - Domination com Berlindes



Ontem inventei um novo jogo para ser jogado na praia e que podem ensinar aos vossos filhos (e para vocês jogarem também, claro). E para inventar este jogo, fui buscar inspiração à minha infância, aos jogos de PC e consolas que têm o modo de jogo Domination como o caso do Unreal Tournament, Call of Duty 4, entre outros, e misturei tudo com a minha imaginação perturbadora e o resultado foi o “Domarble: Domination com Berlindes”. A palavra Domarble resultou da junção das palavras Domination e Marble, que significa berlinde em inglês.

Para jogarem este jogo basta comprarem um saco de berlindes ou resgatarem os vossos do sótão/cave, irem até à praia, criarem o cenário de jogo com dois castelos de areia ligados por uma estrada, distribuir os berlindes pelos jogadores ou pelas equipas (convém distribuir berlindes com cores diferentes pelos jogadores/equipas), espalhar os berlindes pelo terreno de jogo (cada equipa no seu castelo), definir a ordem pela qual os jogadores jogam e começar a jogar. Os berlindes só podem ser jogados com um dedo, da forma que vos der mais jeito, e um berlinde “morre” quando for tocado pelo berlinde adversário. O jogo termina quando um dos castelos for dominado pela equipa adversária, ou seja, quando uma das equipas conseguir “matar” todos os berlindes da equipa adversária.

Vejam algumas fotos de um dos duelos realizados hoje:









Podem criar outras variantes do jogo, como por exemplo, cada uma das equipas pode ter um “berlinde rei” que quando for “morto”, a equipa que fica sem rei, perde imediatamente (mesmo tendo mais berlindes em jogo); utilizar os berlindes mortos como reforços da equipa que os matou; criar diferentes cenários de batalha, como por exemplo, descampados, criar apenas um castelo para ser defendido por uma das equipas enquanto a outra o tenta atacar; jogar uma variante do Capture de Flag, colocando em cada um dos castelos um pequeno objecto que serve de bandeira (podem fazer uma bandeira com um palito e um papel com desenhos ao vosso gosto ou símbolos de cada uma das equipas) e o jogo termina quando um berlinde conseguir "levar" a bandeira adversária para o seu castelo (o berlinde não consegue levar literalmente a bandeira até porque não tem mãos, mas consegue ser atirado e depois de parar, podem colocar a bandeira junto a ele; etc.

Para além deste jogo ser divertido, é também muito barato, já que por pouco mais de €1 se consegue comprar um saco com 50 berlindes. Testem e depois comentem aqui o que acharam.

Sem comentários: