domingo, 10 de maio de 2009

PT e Corning



A Portugal Telecom celebrou um contrato com a empresa norte-americana Corning para trazerem para Portugal a fibra óptica. Com este contrato, a PT concretizou duas importantes coisas para o país:

  1. Introduzir em Portugal infra-estruturas de comunicações de alta velocidade (100 Mega)
  2. Introduzir no mundo empresarial um conceito inovador lançado pelos humoristas Gato Fedorento num dos seus sketches: o Encorning. O termo Encorning vem juntar-se a importantes termos como o Outsourcing, Downsizing entre outros, e significa a criação de parcerias com empresas com o nome Corning.

Segundo Zeinal Bava, presidente executivo da Portugal Telecom, citado pelo Correio da Manhã, as pessoas vão poder fazer download de filmes em 7 minutos, quando antes o faziam em 7 horas.

Vou interromper aqui a descrição desta inovação tecnológica que será introduzida em Portugal, para alertar para uma possível inovação ainda mais importante: segundo a PT e muitas outras empresas, como a Clix, Sapo, etc., “As pessoas podem fazer download de filmes”. Estas empresas promovem os seus serviços ultra-rápidos atraindo as pessoas para o download ilegal de conteúdos. Um cliente, ao ouvir um vendedor a dizer que pode “Sacar um filme em 7 minutos”, de certeza que quando o serviço tiver instalado em sua casa, irá testar esta funcionalidade e depois, já que tem o filme, transforma-o de DIVX para DVD e depois grava-o, e juntamente com os familiares e amigos, vêem-no na televisão numa amena tarde de fim-de-semana.

Se estas velocidades tão elevadas não são para descarregar conteúdos gigantescos, possivelmente ilegais, então para que são? Para ver o e-mail? Não chegam uma ligação a 16 Mega para ler o e-mail? Ou será que a 100 Mega vamos conseguir ler mais rápido, o nosso cérebro interpretará mais rápido os textos e os nossos dedos escreverão mais rápido as respostas a esses e-mails?

Sem comentários: