sábado, 7 de fevereiro de 2009

Matrículas com Chips



O governo aprovou na passada quinta-feira a introdução de chips nas matrículas de todos os automóveis dos portugueses. Por outras palavras: vamos chipar os nossos carros tal como já se faz há algum tempo com as consolas PlayStation 2 e outras. Esta medida do governo não tem, tanto quanto sei, uma denominação oficial, mas eu deixo aqui algumas sugestões:

  • Chimplex – Da junção da palavra Chip com a palavra Simplex.
  • Chimpanzé – Da junção da palavra Chimpa (que indica pagamento) e a palavra Zé (que simboliza o pobre cidadão português).
  • Chit – Evolução da palavra Shit (cocó em inglês) para Chit.

O princípio de funcionamento que está na base desta inovação é o mesmo que nas consolas de jogos, ou seja, colocar um chip num objecto que nos permita fazer algo contra a vontade de alguém.

No caso das consolas, ao colocarmos o chip, é possível jogar com CD e DVD copiados dos originais (os chamados backups de segurança para o caso de os originais que comprámos legalmente ficarem danificados por excesso de utilização). É claro que os fabricantes de consolas não gostaram desta tecnologia uma vez que viram reduzidas as unidades de jogos vendidas às pessoas que estragavam os seus.

No caso dos automóveis, o governo, ao introduzir chips nas matrículas consegue que as pessoas comecem a pagar mais portagens e SCUTS sem investirem muito dinheiro em infra-estruturas de pagamento, basta colocar os leitores destes chips ligados em rede com um computador com acesso à Internet e já está o investimento todo feito por “portagem”. Estes chips abrem a porta a toda uma panóplia de formas de pagamento de portagens que o governo poderá activar. Eis alguns exemplos:

  • Entrada e Saída – Os portugueses poderão pagar portagem ao entrarem numa auto-estrada e também ao saírem da mesma.
  • Outras vias – Os portugueses poderão vir a pagar portagens em vias rápidas, estradas nacionais, calçadas rurais, caminhos agrícolas, caminhos de cabras e caminhos florestais.
  • Outros veículos – Tudo o que se mova e tenha matrículas poderá começar a pagar também portagens, como o caso de ciclomotores, papa-reformas, tractores agrícolas e outros.

Os portugueses, claro está, não gostaram desta tecnologia porque, por um lado terão que pagar cerca de €10 pela instalação da mesma, e por outro lado serão controlados por onde quer que passem.

Esta medida não traz só coisas más, traz também algumas boas, como por exemplo:

  • Combate ao carjacking – Os polícias terão as suas viaturas equipadas com leitores destes novos chips que lhes permitirão detectar mais fácil e rapidamente se uma determinada viatura foi ou não dada como furtada;
  • Anti-roubo – Os comerciantes poderão equipar os vidros das suas montras com leitores destes chips que enviarão automaticamente uma SMS para as autoridades com a matrícula das viaturas que arrombarem as lojas.
  • Igrejas – As igrejas poderão ser equipadas com leitores destes chips nos telhados e sempre que algum automóvel Skoda se aproxime das telhas, soará um alarme que permitirá aos fiéis fugirem antes do embate.

Sem comentários: