quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Fiat Uno Explosivo

Têm surgido nos meios de comunicações notícias que relatam que as autoridades espanholas encontraram ontem, em Salamanca, um Fiat Uno português carregado com explosivos da ETA. Segundo se consta, o Fiat foi alugado em Portugal, na zona sul em Agosto de 2008 e foi levado para Espanha. O “automóvel” tinha matrículas portuguesas falsas.

Após ter ouvido esta notícia cheguei rapidamente à conclusão que era falsa. Existem inúmeras incongruências nos factos divulgados que me fizeram perceber esta mentira, tal como:
  • Aluguer - Não existem empresas em Portugal que aluguem Fiat Unos… pelo menos que eu tenha conhecimento. Se existirem, por favor, actualizem a vossa frota de veículos.
  • Distância - Uma vez que o suposto aluguer ocorreu em Agosto e entre o sul de Portugal e Salamanca existe uma distância nunca inferior a 200km, o Fiat Uno, por estes dias, e porque apenas passaram pouco mais de 5 meses, teria percorrido apenas 10% do trajecto (pressupondo que o “carro” pegava no momento de dar à chave e que seria possível aguentar mais de 200km).
  • Explosivos - O grupo separatista não necessitaria de adquirir explosivos e detonadores para armadilhar o Fiat Uno, porque este “carro” é por si só uma armadilha sobre rodas.

Tendo desmascarado esta farsa, falta tentar perceber o porquê da divulgação de uma notícia destas. Qual seria a razão de tal mentira? As autoridades espanholas encontram sim um Fiat Uno, mas não era alugado, era de um emigrante português em França que veio visitar a família em Agosto de 1990, mas que ficou pelo caminho por uma avaria mecânica denominada de "Falta de Carro". Na realidade as matrículas eram mesmo matrículas portuguesas falsas, uma vez que eram matrículas francesas verdadeiras. Quando as autoridades abriram o carro encontraram de facto muitos engenhos de aspecto perigoso que à primeira vista pareciam bombas e detonadores, mas afinal o Fiat Uno tinha sido artilhado pelo emigrante e estava cheio de colunas, amplificadores, botijas de NOS e néons.

Vejam com os vossos próprios olhos a foto exclusiva da viatura encontrada e digam-me se não vos parece mesmo um carro-bomba?

Sem comentários: