segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Design Pack Natal Super Bock 2008



No passado mês de Março encontrei este concurso promovido pela Super Bock chamado de Design Pack Natal Super Bock 2008 em que pretendiam receber propostas para o design do pack de 6 cervejas Super Bock que irá para o mercado este Natal. Deixo aqui o link para darem uma vista de olhos pelo passatempo (ou o que resta dele):

http://www.superbock.pt/SuperBrand/Design_Natal_2008

Então pensei em participar porque me davam jeito os prémios: 1 cartão com 1000 euros para a melhor proposta, suponho eu que para gastar em compras na Worten e duas canetas ópticas para a segunda e terceiras melhores propostas, que, mesmo não sabendo para que servem achei que era engraçado ter uma dessas canetas. O vencedor deste passatempo poderia ainda ver o seu design no mercado no corrente ano.

Após algumas investigações descobri que a Super Bock era uma grande empresa, tinha para cima de dois funcionários e por isso mesmo não iria fazer um passatempo para fazer perder dias e a dias a centenas de mentes criativas por esse Portugal fora. Foi então que comecei a deitar mãos à obra e fiz o meu design para participar neste apelativo passatempo, design esse que me levou duas semanas a concluir desde a ideia até à sua criação! A essas duas semanas ainda tive de acrescentar dois dias que demorei a fazer o upload dos ficheiros para os servidores deles porque se esqueceram de referir que os nomes dos ficheiros não podiam ter certos caracteres…e que eu, claro está, escolhi para a composição dos nomes dos meus ficheiros.

Hoje era o dia em que supostamente iriam anunciar os vencedores do passatempo. Mas em lugar disso anunciaram o seguinte: “Após um período de avaliação cuidada de todas as propostas enviadas, o júri decidiu que não serão anunciados vencedores ou atribuídos prémios para este concurso uma vez que as mesmas não alcançaram as expectativas e a qualidade necessária para um concurso desta natureza.” Vejam a imagem que retirei do site do passatempo já que não acreditam no que acabei de escrever!




Eu já sabia que não iria ganhar, ou não fosse eu o Ainda Pior Autor do Ainda Pior Blog…mas estava com curiosidade para saber quem tinha ganho e qual o aspecto do design do pack vencedor e que iria mais tarde ver nas prateleiras dos hipermercados. O único que eu e os restantes participantes descobrimos hoje foi que enquanto tentávamos fechar a boca (aberta pelo espanto do concurso não ter tido qualquer vencedor), já os familiares de alguém da Super Bock andavam pela Worten a estourar os €1000 em compras e outros dois andavam a lutar tipo Luke Skywalker contra Darth Vader com as canetas ópticas. Mas não foram apenas os familiares de alguém da Super Bock que ganharam com tudo isto, o pessoal da equipa de design da Super Bock também acabaram por ganhar centenas de ideias de borla que retiraram das propostas submetidas.

Muita gente costuma retirar coisas boas das experiências más por que passam, mas eu apenas retiro as piores coisas das coisas más que me acontecem, e a prova disso é este pequeno texto e a divulgação do design do pack com o qual participei no concurso (não vá alguém da Super Bock ter mesmo mau gosto a acrescentar à falta de imaginação e decidir colocar no mercado a minha proposta).



Deixo aqui o desafio a todos os outros participantes de colocarem também as suas propostas online, de preferência num qualquer blog uma vez que têm data e hora de publicação para que depois a Super Bock não diga que não copiaram a vossa ideia e nem vos recompensaram com os prémios prometidos!

8 comentários:

Anónimo disse...

ola
concordo em pleno com tudo o que disseste.isto é no minimo VERGONHOSO, um autentico fiasco. uma surpresa desagradável para os participantes e uma mancha no bom nome da marca.
era muito boa ideia criar-se um blog em que parte dos participantes no concurso divulgassem a sua proposta, porque certamente, nenhuma estará registada e a equipa da SB poderá usá-las futuramente.

Anónimo disse...

Boas, tb participei, pois sou designer gráfico à alguns anos e achei interessante, daí o facto de tentar fazer algo diferente.
Podem crer que tb achei um pouco "falta de bom senso" por parte da superbock, e o interesse de ficar em portfólio com centenas de ideias para os próximos 20 anos. Acho que a superbock tem bons criativos, nem ponho isso em causa, mas tenho olhos e vejo que o layout deles não é nada de outro mundo e não me acredito que em centenas de ideias, não aparecesse uma no mínimo interessante. Enfim meus amigos, são estratégias que usam para se aproveitarem da boa fé das pessoas, que perderam horas de dedicação.
PS: só espero não ver o meu pack exposto...:)
Abraços

PS: com esta atitude, perderam um adepto da cerveja superbock, não por não ter ganho, mas sim por ninguém ter ganho. Fica a dica!

AindaPiorBlog disse...

O pessoal do Marketing da Super Bock enviou-me ontem um e-mail reconfortante com o mesmo texto que colocaram no site a anunciarem que iriam ficar com os prémios para eles.

Mas demonstraram a sua boa disposição e acrescentaram a seguinte frase: "Continuamos a contar com a tua participação para futuras iniciativas."

Já vi porrada entre pessoas a começar por frases menos ofensivas!

Anónimo disse...

olá. eu também participei nesse concurso e concordo plenamente com tudo o que foi dito. nao ha duvida que so a superbock saiu a ganhar. nao significa que utilizem um determinado pack proposto pelos participantes. mas juntando o que cada um tem de melhor, surgirá um pack inspirado nos nossos, que lhes oferecemos em troca de nada. eu nem reparei mas... a superbock teve algum pack especial de natal em 2008?

Anónimo disse...

http://www.flickr.com/photos/vaniasofia/2959494258/in/set-72157600189123672/

duas propostas

http://www.flickr.com/photos/31899605@N00/2747828780/in/set-72157594347522423/

Anónimo disse...

Penso que seja necessário elaborar uma lista negra de empresas nacionais com este tipo de abordagem e valores.

Deixo-vos a minha proposta em
http://www.hellstudio.eu/super.jpg

www.hellstudio.eu
info@hellstudio.eu

AindaPiorBlog disse...

Após esta atitude passei a visitar a secção das cervejas sempre que fui ao super-mercado...até ao momento não fizeram nenhum Pack, mas este ano, como também há Natal, pode ser que lancem algum...estejam atentos!

Anónimo disse...

Desculpem lá mas já pensaram na hipótese de as propostas se encontrarem mesmo fora dos critérios do juri? Na minha opinião acho que a marca não tem qualquer interesse de tirar partido deste tipo de iniciativas "ilícitamente". Apenas concordo que em casos semelhantes todas as propostas deveriam ser expostas.