sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Desligado?



Encontrei um site muito bom (lá estou eu de novo a escrever com cara de sarcasmo…tenho que perder este feitio) e que merece também destaque aqui no AindaPiorBlog. Trata-se do site http://www.desligado.net/ e que conta a história do Fernando Alvim através de vídeo e texto numa espécie de blog diário online. Mas não conta uma história qualquer desde que ele nasceu até agora, não! Conta as peripécias dele no mundo, durante 7 dias e sem o auxílio de tecnologia. Pelos vistos a única coisa tecnológica que ele vai usar nestes dias é uma câmara de vídeo e desde já gostaria de saber de que marca é aquilo porque tudo o que ele filma aparece no dia seguinte no site automaticamente e com texto e tudo! Ou usa um sofisticadíssimo protótipo de câmara alienígena ou:
  1. utiliza indirectamente a tecnologia através o resto do staff da iniciativa para colocar os conteúdos no site;
  2. os conteúdos já foram feitos no passado e colocados no site por ele e vão sendo disponibilizados automaticamente e ele agora apenas passa 7 dias sem fazer nada.

Partindo do princípio que ele não usa mesmo a tecnologia durante estes 7 dias e se denomina de desligado para que é que ele anda com mais pessoal atrás dele para lhe fazerem as coisas? Deve ter alguém para atender as chamadas que recebe no telemóvel e para responder aos sms, deve ter alguém que lhe mostra um portátil com ligação à Internet e lhe vai mostrando os seus sites preferidos, deve ter ainda outra pessoa que anda com umas colunas grandes ligadas a um leitor de mp3 onde vão passando as suas músicas predilectas, deve ter um motorista que o leva para todo o lado de carro graças ao auxílio do GPS, tem ainda uma secretária que lhe vai escrevendo as coisas na sua agenda electrónica, etc. Deixem-me fazer-vos uma analogia um pouco macabra: o Alvim é tipo aqueles assassinos que dizem. “Eu nunca matei ninguém!” mas que andam com 5 ou 6 gajos maus, armados e musculosos que lhe fazem todo o trabalho sujo. Ou seja, o Alvim, apesar de estar desligado, faz tudo o que tem a fazer através do seu gang…

No primeiro dia, ele disse que lhe levaram tudo… Tendo em conta os dias que correm até acredito, é só assaltos por todo o lado! Mas os larápios neste caso só lhe devem ter gamado o telemóvel já que a cada dia que passa, nascem centenas de telemóveis com mais funcionalidades que os anteriores todos! Qualquer smartphone é um computador com gps, câmara, internet, leitor de mp3, agenda e até dá para fazer e receber chamadas...

Mas nem tudo é mau! No site decorre um passatempo no qual podem ganhar prémios tecnológicos. Para isso basta tirar e enviar uma foto que mostre alguém a utilizar tecnologia. O mais estranho na coisa é que a lista de prémios coincide com a lista de coisas que lhe gamaram. Como não dizem em lado algum no regulamento que são prémios novos, fico a pensar que os prémios são coisas em segunda mão usadas pelo Alvim e não coisas novas. Ou seja, o prémio resume-se a um telemóvel todo artilhado e todo gasto… e que muito provavelmente nem funciona. Começo a acreditar que esta campanha toda apenas servirá para que ele se veja livre do seu mono para comprar um novo.

Sem comentários: