quinta-feira, 17 de abril de 2008

Rotundas e Auto-Estradas

No fim-de-semana passado fui dar um passeio de carro. Mas o passeio não teve como objectivo a ida à praia ou ao campo! O objectivo principal foi elaborar um estudo sobre a forma como os portugueses conduzem nas estradas, ou melhor, como os portugueses não conduzem!

Em primeiro lugar vou abordar a problemática das rotundas para dizer que ninguém sabe conduzir nas rotundas! Alguém me pode explicar para que servem as rotundas com mais do que uma faixa de rodagem? Segundo a lógica feita no meu cérebro, chegando a uma rotunda com duas faixas, só entra na primeira faixa da rotunda, ou seja, a da direita, aquele condutor que tem como objectivo virar na primeira saída da rotunda! Mas os portugueses, não todos, existo eu e mais uma ou duas pessoas que não fazem isso, entram sempre pela direita mesmo que seja para sair na quarta saída da rotunda ou até para dar 200 voltas à rotunda! As pessoas que querem sair na segunda, terceira ou outra qualquer saída que não a primeira, devem entrar na faixa da esquerda, e antes de aparecer a saída desejada, deverão fazer sinalização de mudança de faixa de rodagem, ou seja pisca, para a direita, de seguida mudar para a faixa da direita e depois sair da rotunda! Parece fácil, mas não é, isto porque existem milhares de condutores que vão pela faixa da direita e então dão-se os habituais choques! Sempre que passo numa rotunda, ou seja, 50 vezes por dia, tenho que parar no meio da rotunda para deixar passar todos os condutores que conduzem pela direita para dar a volta completa à rotunda! Para que anda o Estado a construir rotundas com duas faixas se os portugueses só usam uma delas? Podiam poupar muito dinheiro aos contribuintes fazendo rotundas com apenas uma faixa de rodagem! Supostamente as rotundas foram criadas para escoar o trânsito mais rapidamente, mas isso não acontece porque quando algum condutor entra na rotunda mais ninguém pode entrar! Isto porque, em 99,99% dos casos, ele vai usar a faixa da direita! Voltem semáforos e cruzamentos!

Como se não chegasse o problema das rotundas, existe o problema das auto-estradas em que os portugueses fazem exactamente o inverso do que fazem nas rotundas. Nas auto-estradas todos conduzem pela faixa mais à esquerda possível! Se conduzirem numa auto-estrada com 30 faixas de rodagem, os portugueses conduzem sempre na da esquerda deixando 29 faixas para mim! Mais uma vez, poderiam ser poupadas muitas obras de alargamento na A1 e nas outras todas porque as pessoas não usam as faixas da direita! Como se não bastasse o excesso de faixas, não sei quem é que se lembrou de pintar a linha que divide a faixa da direita das outras com o dobro da largura, ou seja, o dobro da tinta! Está já explicado porque é que o Governo não pode baixar os impostos, precisa de muito dinheiro para estourar nos desperdícios das estradas portuguesas.

Os principais maus condutores das auto-estradas, nomeadamente na condução sempre pela faixa da esquerda, são os condutores de BMW pelas seguintes razões:

  • Pensam que os carros deles andam mais do que os outros e então acham impensável que possam ser ultrapassados. Esquecem-se que qualquer carro comprado hoje, atinge os 120Km/h! E outros ainda que custam muito menos de metade de um BMW e andam tanto ou mais que BMW, por exemplo o meu;
  • Todas as esposas dos maridos que têm BMW, para conseguirem andar nesses carros são obrigadas a pintar o cabelo de loiro com água oxigenada! Deve ser uma regra…até hoje nunca vi uma mulher num BMW que não tivesse o cabelo loiro! Como exageram na quantidade, os cabelos ficam muito brilhantes e quando atingidos por raios solares, reflectem o brilho e ofuscam os condutores que, como ficam cegos, não conseguem ver que existem mais faixas à direita da que eles usam!
  • Como é raro vermos um BMW a usar os piscas, é obvio que eles não conseguem mudar para as faixas da direita! Acho que os BMW não trazem piscas de origem! Os BMW trazem tantos extras como todos os outros carros, então os operários da linha de montagem ficam baralhados com esse facto e esquecem-se de ligar os piscas à bateria!

Terminada a explicação e exposição destes dois fenómenos da nossa sociedade, resolvi deixar aqui a resolução para este flagelo:

  • Para resolver o primeiro problema, colocam-se portagens nas entradas das rotundas, não precisam de ser pagas, basta meter lá o barraco e assim os portugueses pensam que estão a entrar numa auto-estrada e logo por reflexo inconsciente, passam para a faixa da esquerda;
  • Para resolver o problema das auto-estradas, colocam-se sinais de rotunda ao longo das estradas e os portugueses ao pensarem que se estão a aproximar de uma rotunda, passam logo para a faixa da direita!

Posso concluir com este estudo que a grande maioria dos portugueses compram as cartas de condução, ou saem-lhes as cartas em raspadinhas, ou então não sabem ler!

Espero ter provado mais uma vez que aqui no AindaPiorBlog, no meio de tantas coisas más, lá vão aparecendo ideias geniais!

6 comentários:

Anónimo disse...

Acho que a solução das autoestradas passa por nomear as faixas todas de faixa da esquerda...
Faixa da esquerda um, dois por aí adiante.. ou faixa da esquerda mais à esquerda, faixa da esquerda menos à esquerda, faixa da esquerda mais ao centro....

P.Margarido

AindaPiorBlog disse...

Acho que a tua teoria, apesar de promissora, não iria resultar! Isto porque os portugueses continuariam a conduzir pela faixa esquerda número 1, ou seja, a mais à esquerda possível! Acho que outra forma de atenuar o problema seria que todos os BMW tivesse um mecanismo que, após a velocidade ultrapassar os 120Km/h, iniciava-se um cronómetro que mal atingisse os 5 minutos, ligava automaticamente o pisca para a direita que apenas era passível de ser desligado quando os condutores virassem para a direita, mudando de faixa! É claro que esta teoria só funcionava para um ou dois carros em todo o pais…não devem haver muitos mais com piscas a funcionar, pelo menos eu ainda não vi nenhum!

Anónimo disse...

Já que estamos numa (ou duas) de teorias, acho que o preço do combustível pode ajudar a esta luta pela não má utilização da faixa da esquerda.
Um piso extremamente abrasivo causador de um atrito enorme que causasse um consumo combustível exagerado e desgate enorme de pneus, na faixa mais à esquerda, um um pouquinho (mas mesmo só um pouquinho) menos abrasivo e desgastante e um piso de betuminoso normal na direita...
Se calhar não mudava nada...

P.Margarido

AindaPiorBlog disse...

Acho uma ideia moderadamente mais ou menos, não pelo facto de os “ricos” que andam de BMWs se desviarem para a faixa da direita para quererem poupar pneus e combustível, mas sim porque os monos do pessoal do tuning que usam pneus de baixo perfil, uma vez que também têm a mania de andarem a abrir a 80 km/h pela faixa da esquerda, ao fim de um ou dois km ficavam sem pneus e sem jantes e começavam-se a amontoar nessa faixa. Ao fim de um ou dois dias, ficavam lá tantos carros que a faixa ficava inutilizada, e apenas nesse caso e durante o tempo em que os reboques dos bate-chapas demorassem a remove-los da estrada, passando todos os carros e os BMWs a circularem pela faixa da direita!

Anónimo disse...

concordo plenamente com o seu estudo dos condutores portugueses. Acho que deveriam colocar nas rotundas o desenho como se circula dentro delas, pois o que acabou de relatar é o que eu vejo todos os dias pelas rotundas que eu passo.

AindaPiorBlog disse...

Foi então descoberto mais um condutor que sabe conduzir, já somos 2 ou 3...