segunda-feira, 21 de abril de 2008

Café com Cheirinho



Até ao dia de hoje, eu pensava que o café com cheirinho era um café tomado numa casa de banho, mas afinal não…mas também não anda muito longe daquilo que eu tinha em mente! Café com cheirinho é um café chamado Kopi Luwak e que é feito com grãos de café que escaparam ao sistema digestivo de um bicho qualquer das ilhas de Sumatra! Para quem não sabe, do sistema digestivo fazem parte os intestinos, duodeno e ânus e todos os outros locais por onde passam as fezes!
O nome do bicharoco que defeca café é Paradoxurus Hermaphroditus (Civet para os amigos mais chegados) – que traduzido deverá querer dizer “O Paradoxo do Hermafrodita”, ou seja, alguém que nem é macho nem é fêmea! Não sei se o animal em questão é ou não Hermafrodita, mas uma coisa é certa, o cocó dele deve ser bem bom! Isto porque café saído do seu ânus directamente para a chávena de um qualquer tipo rico custa uns bons 75 euros! Ainda dizem que o café cá em Portugal é caro! Espero que esta moda não pegue por cá porque as tantas da próxima vez que alguém reclamar que o seu café está a demorar muito, recebe uma resposta do tipo “O meu patrão não tem comido fibras suficientes e então não consegue defecar…vou ter que ir ali à farmácia comprar um laxante para continuarmos a servir café!”.

Existem mais algumas curiosidades em relação ao café Kopi Luwak, como por exemplo:
  • O café é servido num penico em lugar de uma chávena…se analisarmos bem, um penico não é mais do que uma chávena mas em ponto grande!
  • Em lugar de uma colher para mexer o café é disponibilizada uma piaçaba;
  • Como é um café chique, a acompanhar o café costuma vir algo para os clientes limparem a boca, neste caso, é fornecido um rolo de papel higiénico super absorvente, de dupla folha e com aroma a framboesa;
  • Em lugar de oferecerem um rebuçado para comer no fim, oferecem um difusor W.C. Pato para os clientes pendurarem no canto da boca;
  • Em lugar do habitual copo de água, eles trazem para a mesa um autoclismo;
  • Uma meia de leite feita à base deste café não é feita com leite de vaca, em lugar disso utilizam leite do mesmo mamífero que defeca os grãos de café!
  • Um café Kopi Luwak longo (ou comprido) é aquele café feito a partir de fezes que demoraram mais a sair;
  • Um café curto é aquele que cujos grãos saem quando os animais estão com diarreia!

Não percebo como é que os pastores da Serra da Estrela não adoptam este tipo de produção de café…pelo que sei, as ovelhas e as cabras também largam grãos em grande quantidade, se são de café ou não, não o posso garantir, mas também ninguém me garante que o cocó do Civet (eu trato-o assim porque somos amigos de longa data) não seja apenas cocó e não grãos de café como dizem! Aliás basta olhar para a imagem que eu anexei para terem logo dúvidas que aquilo sejam grãos de café…parecem mais umas barras de cereais ou mesmo fezes do que grãos!

1 comentário:

Anónimo disse...

Ri-me a perder com este post!