quinta-feira, 24 de abril de 2008

Caligrafia dos Médicos

Para que uma pessoa possa enveredar pela profissão de médico, deverá possuir uma qualidade especial, que para mim não se trata de uma qualidade, mas sim de uma anomalia! Todos os futuros médicos têm de escrever muito mal...a escrita devera ser tão má que ninguém seja capaz de a descodificar. É este requisito da profissão que torna o curso de saúde tão longo. Os primeiros 5 anos do curso servem para deteriorar a caligrafia dos alunos e os restantes anos são para estudar o corpo humano.

Nos primeiros tempos de estudo, os alunos aprendem hieróglifos de tribos antigas para aplicarem na sua escrita. Para isso frequentam as aulas teórico-práticas em creches e infantários onde as crianças transcrevem os manuscritos e pergaminhos Egípcios, Maias e Incas com as mãos cheias de tinta-da-china! Os aprendizes de médico tentam copiar o que os bebés escreveram e assim desaprendem o pouco que sabem no que diz respeito à caligrafia.

Todos nós pensamos que os farmacêuticos dominam os hieróglifos dos médicos porque, pensamos nós, também eles conseguem ler as receitas que levamos para comprarmos os medicamentos! Isto é completamente falso. Como os médicos não estudam o suficiente para diagnosticarem convenientemente as enfermidades que os doentes possuem, eles escrevem uma coisa qualquer nas folhas das receitas e quando vamos à farmácia é que somos diagnosticados no momento em que somos atendidos. Os farmacêuticos olham para nós, fazem de conta que lêem o que está na receita e naqueles segundos que levam a atender-nos é que descobrem qual o nosso problema e recomendam o remédio ideal, ou pelo menos, aquele que para eles representam maior margem de lucro na venda! Isto pode escandalizar a maioria das duas pessoas que lêem este Blog que pensam que os farmacêuticos têm poderes sobrenaturais que lhes permitem ler a caligrafia dos doutores, mas é mentira!

Para tentar desmascarar os doutores que não percebem nada de medicina, informáticos estão a desenvolver um super computador para médicos. Este novo PC será equivalente em quase toda a sua arquitectura a um PC normal…existem apenas duas funcionalidades que diferem: uma é o facto do teclado não ter letras, tem apenas símbolos, ou em linguagem mais técnica, tem gatafunhos nas teclas para facilitar a escrita dos médicos. Outra funcionalidade é um programa tipo Word mas que se chama Gatafunhation em tudo igual ao Word, mas que divide um ecrã em duas partes, a parte de cima e a parte de baixo! Na parte de cima vai surgindo a caligrafia médica e em baixo vai surgindo a tradução para Português! No momento da impressão das receitas, apenas sairá a caligrafia em português para ser entregue na farmácia. O teclado e programa de edição de Receitas estão feitos, falta a descobrir o algoritmo para efectuar a tradução…Sempre que os medicamentos receitados pelos médicos e impressos por este super computador sejam diferentes dos receitados pelos farmacêuticos o médico leva uma penalização. Quando atingir as 3 é expulso da Ordem dos Médicos.

Sem comentários: