sábado, 28 de julho de 2012

Painéis com preços nas auto-estradas



A Autoridade da Concorrência divulgou na semana passada que os painéis que foram instalados nas auto-estradas para divulgar os preços dos combustíveis nas várias estações de serviço, não serviram bem para a finalidade que lhes foi atribuída. A colocação destes painéis permitiu que aos proprietários das bombas de combustível das estações de serviço nivelarem e aumentarem os preços dos seus combustíveis (ou se quiserem, concertarem de forma ilícita os preços, aumentando as margens de todos). Antes da existência destes painéis, os proprietários tinham alguma dificuldade em saber quais os preços que a concorrência estava a praticar para conseguirem competir e tinha como resultado a existência de preços diferentes. Mas agora tudo é mais fácil, já que de caminho para o trabalho basta a estes empresários olhar para os painéis de informação dos preços e já está, ficam automaticamente informados.

Uma das perguntas que ficam por responder e consome a maioria do tempo dos cidadãos portugueses é a seguinte: Para que é que colocaram painéis com várias linhas de informação, uma por cada estação de serviço/marca do combustível, quando os preços de todas as linhas eram sempre iguais? Sugiro por isso a introdução de uma nova placa de informação de preços conforme conceito seguinte:



Já a pensar no futuro, idealizei uma nova placa que, para além de conter o preço da gasolina e do gasóleo, contém também o preço da electricidade, que será útil para os condutores que possuam carros eléctricos. Vejam a imagem seguinte com a prova de conceito:



Outras das perguntas, e que provavelmente apenas me atormentam a mim, são as seguintes: Para que servem aquelas placas ou sinais de pré-aviso que aparecem 8 quilómetros antes dos painéis com informação de preços, a indicar que vai aparecer um painel informativo com informação dos preços (que por sua vez avisa que vão aparecer 3 postos de abastecimento, todos com preços iguais)? Não será necessária também a colocação de outra placa uns quilómetros antes a informar que a primeira placa vai aparecer e dessa forma não apanhar as pessoas desprevenidas? Provavelmente seria necessário instalar um dominó de placas deste tipo, de metro em metro de auto-estrada e dessa forma as pessoas podiam ler de forma quase contínua a informação desejada em lugar de olharem para a estrada que é muito mais monótono e provoca acidentes.

Existe ainda mais uma pergunta, mas esta muito mais facilmente respondida pelos portugueses, que é a seguinte: "Porque é que a Galp teve aumento de 56,7% dos lucros no primeiro semestre de 2012?"

Sem comentários: