domingo, 20 de maio de 2012

Trocas de Amor



Hoje fiquei “comovido” com uma reportagem que passou no jornal da tarde da SIC que abordou uma página do Facebook, de seu nome “Trocas de Amor”, que promove a troca de bens entre os utilizadores do Facebook e que foi criada pela Jornalista Rita Ferro Rodrigues. Ao início ainda pensei que fosse uma iniciativa que promovia a solidariedade e a ajuda dos mais necessitados ao oferecer-lhes roupa, comida, brinquedos, livros, etc., mas após uma análise mais atenta durante 5 minutos cheguei à conclusão que a página apenas serve para os utilizadores do Facebook pedirem coisas nas quais não lhes apetece gastar dinheiro, retirando a oportunidade dessas mesmas coisas chegarem a quem na realidade mais as necessitam. As pessoas mesmo necessitadas não têm perfil no Facebook, nem PC/tablet/smartphone, nem dinheiro para pagarem Internet, nem sequer um emprego onde possam utilizar a Rede Social, pelo que não estou a ver como é que estas pessoas são ajudadas e o que é que as palavras “ajuda” e “solidariedade” têm a ver com esta iniciativa.

Esta página é uma espécie de local para efectuar pedidos ao Pai Natal, com a vantagem que funciona o ano todo e não apenas no dia 25 de Dezembro. Os pedidos e as ofertas são efectuados nesta página onde os utilizadores do Facebook descrevem o que querem ou o que têm para dar, trocar ou emprestar e os interessados combinam a entrega pessoalmente ou através de algumas utilizadoras desempregadas que transportam os bens nos seus próprios automóveis entre os vários locais logísticos de norte a sul – os entrepostos.

Deixo aqui o link para o caso de terem alguma coisa que pretendam “doar” a estas pessoas. Mas se preferirem também podem doar esses bens às verdadeiras instituições de solidariedade que as farão chegar às pessoas realmente pobres e necessitadas.

3 comentários:

anouc disse...

E viste como ela brilhou? Pronto.

Anónimo disse...

Acho triste que isso seja a unica coisa que tem a comentar sobre esta iniciativa.
Não vejo qual é o mal de outro "nivel de pessoas" (como diz) também poderem trocar as coisas entre si, e não vejo que as pessoas que tem fb não tenham na mesma "necessidades", "dificuldades" ou "indisponibilidade". Não vi ou aderi a esta iniciativa porque já o faço particularmente entre amigas, conhecidas e amigas de amigas...e não é por isso que deixo de ajudar também outras pessoas que não tem nada...e acho que há lugar para todas estas iniciativas, no limite ajudamos o planeta...mas dizer mal é tão fácil.

Anónimo disse...

parece-me muito preconceito achar que as pessoas necessitadas não tenham facebook, nem net... Cresça!