segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Regresso às aulas

Como as férias da maioria dos portugueses estão a terminar ou já terminaram, pelo menos aqueles que as têm, começam as lutas das lojas e hipermercados pela colocação no mercado das suas campanhas de publicidade e dos seus folhetos de “Regresso às Aulas”. Enquanto que para algumas lojas faz sentido promoverem os seus produtos que são utilizados pelos alunos no regresso às aulas, para a esmagadora maioria delas não faz qualquer sentido. Vamos ver alguns exemplos daquilo que estou a tentar explicar:

Folheto Staples


O folheto de regresso às aulas da Staples faz sentido porque a Staples vende material escolar, não só aos alunos, como também aos professores, como mochilas, lápis, canetas, réguas, cadernos, capas, agrafadores, pincéis, livros, etc.

Folheto Moviflor


O caso da Moviflor é exactamente o contrário já que vende móveis. Será que os pais para além de comprarem o material escolar para os seus filhos regressarem às aulas também necessitam de comprar o mobiliário para os filhos levarem na mochila e utilizarem na escola (como secretárias e cadeiras)? 99,9% dos produtos da Moviflor não estão minimamente relacionados com a escola e mesmo assim esta loja cria e publicita os seus produtos como sendo importantes no regresso às aulas. Como se não fosse mau o suficiente, o folheto da Moviflor incentiva até o abandono escolar já que na capa podemos ler o slogan “A SALA DE AULA PREFERIDA DO SEU FILHO” e na imagem podemos ver um quarto completamente mobilado ideal para ficar a dormir ou a jogar computador e faltar às aulas.

Folheto La Redoute


A loja La Redoute é outro destes casos, já que se trata de uma loja que vende roupa e mesmo sabendo que tanto os alunos como os professores devem ir vestidos para a escola (excepto algumas professoras que vão nuas para a escola em revistas para adultos), esta loja não vende nada específico para a escola.

Podia procurar e enumerar muitas mais lojas que já têm os seus folhetos de regresso às aulas e que nada têm a ver com a escola, mas em lugar disso, decidi ajudar aquelas que não criaram ainda estas peças de publicidade nas suas estratégias empresariais e que estão a desperdiçar este potencial de venda escondido:
  • Stands de Autocarros - Como a esmagadora maioria dos alunos vão para a escola de autocarros dos transportes públicos, os stands que comercializam este tipo de veículos deveriam também criar campanhas de regresso às aulas para os seus produtos. Estas empresas estão a perder uma boa oportunidade de aumentarem as vendas nesta altura de regresso às aulas;
  • Empresas de Construção Civil e Obras Públicas - As empresas de construção civil e obras públicas que atravessam graves dificuldades estão a desperdiçar também a oportunidade de criarem campanhas publicitárias de regresso às aulas. Os alunos que regressam às aulas necessitam que as suas escolas e universidades estejam em perfeitas condições estruturais e como tal, quer efectuando remodelações, quer criando de raiz novos edifícios quer até demolindo aquelas escolas que fecharam devido ao número insuficiente de alunos, as empresas de construção civil e obras públicas têm aqui uma boa oportunidade de criarem riqueza e postos de trabalho;
  • Agricultores - Neste regresso às aulas existe também espaço para campanhas de publicidade dos agricultores nacionais já que os alunos, antes de regressarem às aulas todos os dias, necessitam de tomar um pequeno-almoço equilibrado e rico em cereais, leite, fruta, etc. Uma vez Portugal não é auto-suficiente na produção da maioria destes produtos alimentares, esta parece-me uma boa altura para colocar em marcha uma campanha de regresso às aulas, mas apenas e só depois de terem tomado um pequeno-almoço baseado em produtos agrícolas nacionais.

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