domingo, 22 de junho de 2008

Shake Control

Encontrei mais um produto que vai revolucionar as nossas vidas. Não é que inventaram telemóveis que reproduzem música e que para trocar a música que estamos a ouvir temos que agitar o aparelho? Neste preciso momento não consigo pensar em aparelho mais útil para a nossa sociedade!

Estive a fazer umas pesquisas e encontrei pelo menos um telemóvel que faz publicidade a esta fantástica funcionalidade, o Sony Ericsson W580i! Pelos vistos o pessoal da Sony Ericsson tentou patentear a ideia mas sem sucesso e não conseguiram a patente porque eu liguei para lá a avisar que consigo, em qualquer telemóvel que reproduza músicas, activar essa funcionalidade...Basta abanar o suficiente até que as peças no interior do telemóvel saltem e a provoquem curto-circuito entre elas, alterando a música que estamos a ouvir. Às vezes o telemóvel deixa de funcionar por completo quando submetido a forças de 10G, mas acho que isso também é uma funcionalidade.

Quando surgiram os primeiros discmans, ou seja, leitores de CD portáteis, os fabricantes tinham um problema entre mãos: como evitar que os CDs funcionassem bem mesmo com choques? O que acontecia era que por vezes o discman trocava a música que estava a reproduzir quando era agitado. A mesma coisa acontecia com os auto-rádios com leitor de CDs…era um grave problema até que inventaram o sistema antishock!

A teoria de activar coisas com o simples agitar já tinha sido tentada em outra áreas de actividade:

  • Na informática – Sempre que o computador deixava de funcionar correctamente eram dadas palmadas e murros no monitor para tentar resolver o problema. Nesta área o shake control não funcionava;
  • No sexo – Foram inventados vibradores com a finalidade de activar o prazer em mulheres e homens. Algumas pessoas gostam também de levar umas palmadas na zona do traseiro para aumentar o prazer. Parece que nesta área o shake control funciona bem;
  • Na educação – Nesta área sempre foram utilizados mecanismos de shake control que serviam para desactivar as crianças do modo de “Fazer Asneiras”, passando-as para o modo “Ai que anjinhos!”. Essa alteração do modo de funcionamento era efectuada via palmadas, reguadas, etc. Podemos admitir que neste ramo de actividade, o shake control é bastante reputado;
  • Na culinária – Na confecção de bolos o shake control não foi bem aceite! Isto porque os pasteleiros, ao baterem na forma para sacudir possíveis restos de massa que tinham ficado presos nos seus utensílios, provocava que a massa não subia quando levada ao forno!

O shake control em telemóveis, tal como o conhecemos hoje, tem os dias contados. Isto porque algumas pessoas trabalham em meios sujeitos a vibrações e então ao ouvirem música com telemóveis com shake control apenas conseguem ouvir os primeiros segundos de cada música. Estou-me a lembrar no caso dos funcionários das estradas que operam com martelos pneumáticos. Esta profissão está a ficar extinta porque todos os trabalhadores estão a enveredar pela carreira de DJ em discotecas e bares.

A Sony Ericsson veio, via comunicado através de mim, afirmar que vai lançar uma nova funcionalidade que consiste em trocar de música via teclas quando o shake control é activado. Ou seja, agitamos o telemóvel e depois temos que carregar na tecla para trocar de música efectivamente. Esta funcionalidade chamar-se-á de Shake Control AntiShock.

Sem comentários: