sexta-feira, 24 de maio de 2013

Google Glass



A Google lançou recentemente uns óculos que, para além de transformarem qualquer pessoa normal numa espécie de geek exterminador, permitem incluir informação adicional nas imagens captadas pelos nossos olhos, ou seja, melhoram/enriquecem aquilo que estamos a ver. Este produto chama-se Google Glass. Vejam o vídeo promocional dos óculos da Google:



Estes óculos oferecem uma espécie de realidade aumentada através da projecção de informação nas lentes de uns óculos e que permitem tirar partido da maioria das funcionalidades de um smartphone, como por exemplo: navegação GPS, gravação de vídeo, fotografias, comandos por voz, resposta a perguntas, tradução de texto, envio de mensagens, partilha de imagens e vídeos, ver o tempo, etc.

Para além das funcionalidades oficiais que enumerei, existem umas quantas que eu inventei e que a Google irá incluir brevemente. Aliás, já fui contactado para ser o novo Innovation Leader do Project Glass. Eis algumas das minhas ideias que já posso divulgar e que irão com certeza transformar um produto ridículo e desnecessário num produto imprescindível:

Google Penis
Esta funcionalidade permitirá aumentar qualquer pénis bastando apenas olhar para ele com os óculos da Google. Desta forma poderão ter uma maior auto-estima sem recorrerem a cirurgias. Se pretenderem que as vossas companheiras também vejam o aumento, terão elas próprias de usar também os óculos da Google:




Google Ass
Esta funcionalidade do Google Glass permite transformar um qualquer traseiro gordo e feio num traseiro sensual. Já estou a ver os maridos e namorados por esse mundo fora a levarem uns óculos Google Glass para a cama todas as noites:




Google Magnifying Glass
Esta funcionalidade permitirá aumentar a realidade com os óculos da Google, literalmente:




Google Glass of Wine
Com esta funcionalidade poderão adquirir um vinho mau, daqueles que custam 0,80 cêntimos e se o beberem com os óculos postos, irão ver um vinho caro de melhor qualidade:





Google Windows
Esta funcionalidade é ideal para aquelas pessoas que têm uma vista má em frente à sua janela do quarto ou da sala (por exemplo) e se colocarem os óculos da Google com a funcionalidade Google Glass poderão ver uma maravilhosa paisagem que poderá ser alterada todos os dias de forma aleatória.




Google Grass
Esta funcionalidade permitirá às pessoas olharem para os seus jardins com outros olhos. Se tiverem uma relva má, cheia de ervas daninhas, buracos ou apenas consigam ver terra, com os novos óculos da Google poderão apreciar uma relva bem tratada, verdinha e uniforme:




Google Hourglass
Esta funcionalidade permitirá ver as horas com recurso a uma ampulheta em qualquer relógio para onde olhem:




Estes óculos não começaram assim tão minimalistas nem tão modernos… Vejam a foto seguinte que demonstra a evolução dos óculos até à versão actual para perceberem o que quero dizer e também poderão ver o que poderão esperar destes óculos no futuro (segundo as minhas previsões):


Por estranho que pareça, até agora estes óculos permitiam fazer de tudo menos aquela funcionalidade óbvia que quaisquer óculos deveriam oferecer – melhoria da visão. Os óculos actuais da Google têm umas lentes que apenas servem para enfeitar as armações e para servirem de tela para as projecções da informação do hardware do Glass. As pessoas que vêm mal sem lentes graduadas, com estes óculos para além de não verem bem a realidade, tinham a agravante de também não conseguirem ver a informação adicional projectada pelo Glass, ou seja, viam ainda pior. Acontece que no Evento Google I/O 2013, foi visto um protótipo de um acessório Glass que se adapta a uns óculos graduados normais e que permite que pessoas com problemas de visão possam utilizar a mesma tecnologia do Glass nos seus óculos do dia-a-dia. Vejam as fotos seguintes:



O principal problema destes óculos da Google tem a ver com o facto de as pessoas que são obrigadas a usar óculos prescritos ficam fartas deles por serem incómodos, e como tal não estou a ver as pessoas que têm boa visão a quererem usar uns óculos destes. Como analogia, não estou a ver uma pessoa com duas pernas 100% funcionais a utilizarem umas pernas prostéticas apenas porque são futuristas e porque permitem enviar SMS ou tirar fotos. É simplesmente estúpido, mas temos de esperar para “ver”.

Outro grande problema dos óculos da Google é o seu preço. Não estou a ver as pessoas a pagarem mais ou menos 1500 Dólares (mais ou menos 1150 Euros) por uns óculos que não melhoram a visão. E como tal recomendo que as pessoas que pretendem mesmo ter uns óculos deste tipo, optem pelas versões Low Cost que podem ser facilmente fabricadas em casa. Vejam alguns exemplos:











Poderão encontrar mais informação sobre os Google Glass aqui.

Sem comentários: