domingo, 20 de janeiro de 2013

Sanita Valadares Nautilus



A empresa produtora de louças sanitárias Valadares está falida e segundo o administrador da insolvência, não tem qualquer possibilidade de recuperação. A empresa teve bastante sucesso, com obras muito importantes e de referência por esse mundo fora, como a minha casa-de-banho e de repente afundou-se. Talvez por má gestão ou pura e simplesmente porque tem uma série de produtos que já deixava antever que a empresa podia ir ao fundo (metaforicamente falando). Estou a falar da série de louças de WC “Nautilus”. Como sabem, Nautilus é o nome do submarino do capitão Nemo da conhecida aventura do Júlio Verne, publicada em 1800 com o título “20000 Léguas Submarinas”. Ora a Valadares baptizou uma linha de produtos (composta por lavatório, sanita e bidé) com o nome Nautilus e como os submarinos são feitos para irem ao fundo do mar, se calhar foi esta a série que levou a empresa ao fundo. Se não fosse já suficiente a série chamar-se Nautilus, ela tem uma variante de louças suspensas, que também deixavam antever a suspensão dos negócios da empresa. A empresa também pode ter ido à falência por ter ficado ligada de alguma forma ao negócio dos submarinos do Paulo Portas.

Tendo em conta que eu tenho umas louças da série Nautilus, versão suspensa, no meu WC, posso ter sido eu o culpado desta falência porque o produto e a marca Valadares pode ter ficado de alguma forma ligada ao Ainda Pior Blog e o facto de este ser o pior blog de todos, poderá ter atraído má publicidade para o negócio deles. Eu bem sei que a minha aquisição deveria ter ficado secreta para proteger a empresa e a marca, mas pelos vistos a informação pode ter sido revelada e chegado aos ouvidos de outros potenciais clientes que se recusaram a comprar o mesmo tipo de produtos que eu compro. Uma coisa é certa, eu paguei as louças e se a empresa Valadares faliu, não poderá ter sido por falta de pagamentos da minha parte. Agora só espero que os outros devedores regularizem a situação para haver uma réstia de esperança para recuperar esta marca.

Mas estes indícios podem ser considerados apenas coincidências ou especulações e não existem provas que a empresa foi ao fundo por ter uma sanita com nome de submarino. Como tal interessa tentar perceber qual poderá ter sido a verdadeira razão desta falência.

Se por algum milagre a empresa conseguir apontar o periscópio para um novo rumo e vir à superfície para recuperar, gostaria de deixar aqui algumas sugestões de nomes para novas séries de produtos:
  • Série “Prisão de Ventre”
  • Série “Cágado”
  • Série “Paulo Portas”
  • Série “Re-Laxante”

Sem comentários: