quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Resgate dos mineiros chilenos



Depois de 69 dias, os 33 mineiros chilenos que estavam soterrados a 700m de profundidade numa mina de ouro e cobre, no Norte do Chile, começaram a ser resgatados para a superfície. O primeiro chileno a ser resgatado foi o Florencio Ávalos e vinha, como todos os outros mineiros, com uns óculos de sol de $450 estrategicamente oferecidos pela Oakley para aproveitar a mediatização e publicidade gratuita em torno do resgate.



Os óculos em questão são o modelo Radar e ao que tudo indica, a conhecida marca está a preparar uma edição especial para pessoas que ficam soterradas em minas, os Oakley Batman, ideias para utilizar em locais sem qualquer luz e que protegem os olhos da escuridão e dos perigos escondidos a cada cabeçada dada nas paredes das minas. O slogan desta gama de óculos de sol vai ser: “Compre uns Oakley Batman e o Sol nunca mais o incomoda”.

Ontem nas meios de comunicação social foram aparecendo reportagens onde era possível ver as esposas dos mineiros, pela primeira vez na vida, com o cabelo arranjado, maquilhadas, cheias de pinturas para estarem “bonitas” para quando o momento do reencontro. Não tive oportunidade de as ver todas, mas algumas das mulheres estavam tão medonhas que se os mineiros soubessem de antemão o aspecto que elas tinham conseguido criar, teriam preferido ficar no buraco. Para além disso, desconfio que depois de 69 dias rodeados de homens, alguns dos mineiros possam ter perdido a masculinidade e ter decidido jogar aos maquinistas e comboios com outros mineiros para passarem o tempo. Para piorar ainda mais as coisas, a cápsula de resgate Fénix II tinha um aspecto fálico (muito parecido com um vibrador ou supositório) que pode ter quebrado aqueles que tinham resistido até ao último momento aos desejos homossexuais. Com todos estes factos, antevejo alguns divórcios no Chile.

Por falar em cápsula de resgate… A cápsula idealizada e construída para esta operação de resgate foi a Fénix II criada pela ASMAR – “Astilleros y Maestranzas de la Armada”, um estaleiro naval do Chile. Vejam as imagens seguintes dos esquemas da cápsula onde destaco a segunda imagem que tem algo no interior, que não sei se parece um esqueleto ou se parece o Iron Man com o fato vestido, seja como for, esta empresa não tinha lá muita esperança em tirar os mineiros com vida do buraco:







Muito se tem escrito sobre o que foram fazendo os mineiros dentro de um buraco profundo durante tanto tempo e eu descobri alguns hobbies que a esmagadora maioria não conhece e que vou divulgar aqui em primeiras duas mãos (porque vou escrever no teclado com a mão esquerda e com a direita):

Sexo
Tal como já referi, alguns dos mineiros poderão ter sucumbido aos desejos homossexuais tal como também costuma acontecer aos marinheiros… muito tempo no meio de homens e alguns nem o são assim tanto. Outros fizeram sexo nos sonhos, quer com as esposas, quer com as amantes.

Leitura
Alguns dos mineiros aproveitaram para ler livros e os mais lidos foram o livro do Júlio Verne – “Viagem ao centro da terra” e o “Soterrados para totós”. Que por sinal, me parecem bastante apropriados tendo em conta as condições em que os mineiros se encontravam.

Descanso
Alguns deles aproveitaram para descansar e relaxar, tirando uma espécie de férias. Muitas pessoas têm dito que eles estavam em condições péssimas, mas esquecem-se que eles já faziam aquilo no emprego, antes da tragédia. Eu considero até que durante estes 69 estiveram bem melhor do que durante o resto do tempo em que trabalharam nas minas. Basicamente, podemos afirmar que alguns deles estavam na boa, ou como se diz em inglês “Chilling” (termo proveniente da conjugação das palavras “Chile” e “In”, que significa “Chileno dentro” em português).

Música
Alguns dos chilenos aproveitaram o tempo para ouvir música e tanto quanto sei o estilo preferido deles foi o “Chillout” (conjugação de “Chile” com “Out”, ”Chileno fora” em português).

Furto
Alguns dos chilenos que foram saindo da cápsula apresentavam um aspecto forte, gordo ou cheio que contrastava com a ideia que eles deveriam estar cheios de fome depois deste tempo todo enterrados na mina. O que as pessoas não sabem é que durante todos estes dias, alguns dos mineiro continuaram a trabalhar, mas desta feita para juntarem uma indemnização extra. Os mineiros foram escavando e trouxeram para a superfície, debaixo da roupa, os lingotes e moedas de ouro e canecas, chaves e candeeiros de cobre que foram encontrando na mina e para que o furto não se notasse, passaram fome propositadamente. Os agentes da autoridade estão já a investigar este crime que denominaram de “Inside job”.

Jogos
Os mineiros tiveram também bastante tempo para jogarem alguns jogos (de PC, tabuleiro, mesa, etc.) e os preferidos foram a Sueca, Cabra Cega, Escondidas, Campo Minado, Worms, Solitário, Quem é Quem, entre outros jogos, todos apropriados ao ambiente em que se encontravam os mineiros.

Natal
Como tinham informado os mineiros que seriam resgatados apenas no Natal, os mineiros foram preparando uma lareira no local onde seria aberto o túnel e dessa forma, o tubo criado para o resgate serviria também de chaminé para o Pai Natal entrar lá e distribuir as prendas para os que se portaram bem durante o ano. Os mineiros acabaram por ficar bastante tristes por serem resgatados tão cedo e não terem tido hipótese de utilizar a lareira.


Na minha opinião, o resgate não foi lá muito bem planeado uma vez que, apesar de os mineiros se estarem a divertir à brava (tal como acabei de explicar), era necessário tirá-los de lá rapidamente. Os membros da equipa de resgate decidiram, atrasar mais um pouco a coisa, enviando mais duas pessoas para lá para dentro e caso alguma coisa corresse mal, em lugar de serem perdidas 33 vidas, perdiam-se 35.

2 comentários:

Ark disse...

jogar worms LOL

AindaPiorBlog disse...

Soube recentemente que também jogaram bastante o jogo Lemmings e o Super Mário (Sepúlveda).