segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Pulseira do Equilíbrio



Eu bem tentei evitar abordar este assunto e estava a conseguir aguentar bem, mas a SIC passou já 2 ou 3 peças no telejornal sobre as Pulseiras do Equilíbrio, entre ontem e hoje, que funcionaram como gotas de água que fizeram transbordar o copo.

Bem, para quem não sabe, existem à venda umas pulseiras que supostamente equilibram as pessoas que as usam, entre outras supostas vantagens. Isto significa que as pulseiras são ideais para aquelas pessoas que sofrem de desequilíbrios, sejam eles mentais, físicos ou ambos.

Uma das explicações que existem para esta pulseira é a seguinte:
“A pulseira POWER BALANCE contém embutidos dois hologramas quânticos de Mylar programados com frequências que interagem naturalmente com o campo electromagnético do corpo humano… Os benefícios são… a melhoria de equilíbrio, o aumento da força, uma maior amplitude de movimentos e um bem-estar geral.”

Esta explicação é extremamente elucidativa uma vez que ao usarem termos fora do contexto e que a maioria das pessoas não conhecem, como os “Hologramas” e “Quânticos”, aliados a uma palavra inventada como “Mylar”, oferecem aquele sentimento de I&D e Científico que asseguram que estas pulseiras são uma farsa. Se tivessem escolhido outra qualquer explicação não científica como esta, servia na mesma, como estas que eu acabei de inventar:

  1. “A pulseira POWER BALANCE contém embutidos dois Transistores Bipolares de Krypton programados com frequências que interagem naturalmente com o campo electromagnético do corpo humano… Os benefícios são… a melhoria de equilíbrio, o aumento da força, uma maior amplitude de movimentos e um bem-estar geral.”
  2. “A pulseira POWER BALANCE contém embutidas duas placas de Roofmate SL de Narnia programadas com frequências que interagem naturalmente com o campo electromagnético do corpo humano… Os benefícios são… a melhoria de equilíbrio, o aumento da força, uma maior amplitude de movimentos e um bem-estar geral.”
  3. “A pulseira POWER BALANCE contém embutidos dois Flavonóides Venotónicos de Cryo-Menthol programados com frequências que interagem naturalmente com o campo electromagnético do corpo humano… Os benefícios são… a melhoria de equilíbrio, o aumento da força, uma maior amplitude de movimentos e um bem-estar geral.”
  4. “A pulseira POWER BALANCE contém embutidos dois pedaços de Borracha de Câmara-de-ar Michelin programados com frequências que interagem naturalmente com o campo electromagnético do corpo humano… Os benefícios são… a melhoria de equilíbrio, o aumento da força, uma maior amplitude de movimentos e um bem-estar geral.”

Apesar de serem uma farsa, estas pulseiras acabam por provocar um bem-estar generalizado aos vendedores das mesmas, provocado pelo dinheiro gasto pelos consumidores mais influenciáveis por estas coisas. Os preços destas pulseiras podem variar entre 0 (para quem não as compra) e 50 euros (para aqueles que as compram).

As pulseiras começaram a ser moda logo que a empresa que as inventou pagou a desportistas de elite e também ao Cristiano Ronaldo para as usarem e desta forma potenciarem as vendas. Provavelmente, até funcionaram ao contrário com o Cristiano Ronaldo, uma vez que a suas qualidades como jogador têm diminuído desde que começou a utilizar esta coisa.

Estive a meditar um pouco sobre este assunto e se estas pulseiras funcionassem mesmo, tenho outras aplicações para as mesmas:

Anti-sismos:
A pulseira Power Balance pode ser utilizada nos edifícios para os protegerem contras os sismos. Se colocarem uma pulseira Power Balance gigante envolvendo o prédio, mesmo que os sismos sejam muito fortes, o prédio irá manter o equilíbrio, evitando o desmoronamento e as perdas de vidas e de bens. Vejam como se poderia aplicar maior resistência ao maior arranha-céus do mundo, a torre Burj Khalifa:



Segurança automóvel:
A pulseira Power Balance podia também ser aplicada na indústria automóvel, melhorando algumas viaturas que, devido à falta de cuidados na sua construção, tenham sido descurados os parâmetros de segurança e de estabilidade. Estou-me a lembrar que se o primeiro modelo da Mercedes Classe A tivesse embutida uma pulseira destas, não capotava tão facilmente:



Dinheiro:
Aqueles que fiquem com pouco dinheiro depois de adquirirem uma pulseira Power Balance, poderão utilizar a pulseira para repor o equilíbrio nas suas contas bancárias (saldo em inglês é "Balance"), bastando para isso aproximar a pulseira ao chip ou à banda magnética do cartão multibanco ou de crédito correspondente à conta com pouco dinheiro:

16 comentários:

Anónimo disse...

Hoje mesmo experimentei a pulseira sem fazer a minima ideia do que era. uma amiga minha pôs-me a pulseira e fez-me dois exercicios: um de equilibrio e outro de elasticidade, e as diferenças com e sem pulseira foram bastante notorias para grande surpresa minha. A pulseira funciona, não é uma questão de acreditar ou não, já que eu não sabia de nada. Cumprimentos

AindaPiorBlog disse...

Deixa-me adivinhar: fizeste os mesmos exercícios, primeiro sem pulseira (não estavas preparado para reagir aos mesmos) e depois colocaram-te a pulseira e repetiram os exercícios, certo? E admiras-te que tenhas reagido de forma diferente da segunda vez? Mesmo que na segunda vez não tivesses a pulseira irias reagir de forma diferente, até se te colocassem um bife, uma batata ou uma mola da roupa no pulso o farias de forma diferente (e podes testar)…

Se não percebeste o que acabei de explicar, lê outra vez, mas desta vez com a pulseira colocada para ver se fica mais perceptível.

Anónimo disse...

Vejam o video http://www.youtube.com/watch?v=tJanZ40Eg-o, é um truque, tem a ver o ângulo em que se pressiona o braço, se pressionarem ligeiramente para fora a pessoa cai, se for ligeiramente par dentro a pessoa não cai

Anónimo disse...

Se um dia se cruzarem com alguém que perceba do que fala, peçam para demonstrar os efeitos da pulseira... podem fazer 2, 3 , 4 vezes seguidas com ou sem pulseira que os resultados são notórios e diferentes e que deixam as pessoas mais cépticas com outra visão do mesmo
o problema dos blogs é esse...as pessoas podem dar a sua opinião, mas na maior parte das vezes fazem-no sem conhecimento. como é o caso!

AindaPiorBlog disse...

Sim, é o problema dos blogs e de alguns comentários que são colocados nos blogs, como é o caso.

Mas aproveitando a sua dica, gostaria de conhecer algum especialista em Hologramas Quânticos para trocar umas impressões (mas não procuro especialistas em quaisquer Hologramas Quânticos, têm que ser especialistas nos de Mylar).

paulo disse...

Duas notas importantes:
O Mylar é uma marca registada da Dupont. É um plástico!!
Tentem fazer um teste: tocar as pontas dos pés sem dobrar os joelhos. A primeira vez sem pulseira e a segunda também. E, surpresa!! da segunda tem mais flexibilidade.Será de não usar a pulseira?? Ou será que o corpo se adapta ao esforço e reaje melhor, com ou sem pulseira??

Sónia Meirinho disse...

Olá

Tive de comentar pois hoje mesmo experimentei essa pulseira! Tal como tu achava uma treta mas o meu patrao mostrou-me e fez-me 2 exercicios, com e sem e juro que fiquei parvinha de todo!! Das vezes que a usei nao me desequilibrei! e juro a pés juntos!! Eu que nao sou de acreditar nessas cenas fiquei parva! Claro que no dia a dia nao vejo vantagem... as pessoas nao vao passar a vida a empurrar-me para ver se caio, mas que funciona lá isso sim!!!! Kiss

Anónimo disse...

Tretas. Experimentem pegar num objecto com tamanho e peso idêntico e verão os resultados idênticos.

Achei alguma palhaçada nesses exercícios. Fiz um que tinha de rodar o tronco, com as pernas juntas e sem as mexer. Rodei até um limite x! Depois pediram-me para pôr a pulseira e rodar. Obviamente que ultrapassei o limite inicial. Porquê? Já tinha os músculos mais habituados, aquecidos e normal que a minha elasticidade estava mais apurada.

Imediatamente a seguir, repeti o exercício. Azar, o efeito da pulseira já não se notava, pois já estava treinadinho para rodar até ao meu limite máximo.

Quem dá 40 euros pela pulseira é maluquinho...gastem 40 euros com produtos portugueses para melhorar a nossa economia e deixem de acreditar no Pai Natal. Acreditem que a pulseira não é necessária, basta uma pedra de peso idêntico.

Gata Selvagem disse...

Tive que comentar pois acho que o dono deste blog tem toda a razão,eu não comprei a pulseira,ofereçeram-me a minha é uma que diz power sport,penso que é a mesma porcaria...só posso dizer que a uso há cerca de uma semana e desde essa altura que tenho tido alguumas insónias,coisa que nunca tinha e que pensei ser do café que eu sempre bebi,tb tenho tido dores de cabeça muito frequentes...resumindo...hoje tirei a porcaria da pulseira...espero que amanha se verifique uma melhoria do meu bem estar e dái possa confirmar o que tenho quese a certeza que aquela borracha apenas serve para se gastar dinheiro...

Anónimo disse...

È pá ! E nao é que estas pulseiras funcionam ? Comprei uma porque sempre fui um desiquilibrado, e a minha mulher conseguio convencer-me, e agora continuo desiquilibrado mas a pulseira funciona. Tou com o braço todo vermelho e inchado porque pelos vistos sou alérgico e fiquei com o bolso menos pesado, logo aí, compreendi o tal equilibrio.

MAR disse...

Bom dia.... Não sou de fazer comentários nos Blogs...mas realmente passei o Verão todo a ver as pessoas com as pulseiras e intrigava-me e dava comigo a pensar... "será um relógio da moda?! será uma pulseira que está na moda e eu não sei?! ehehe... até que um dia destes ao beber café com um colega de trabalho perguntei-lhe o que eram aquelas pulseiras que quase todas as pessoas que estavam no mesmo café usavam.... até que se fez luz.... é a PULSEIRA DO EQUILIBRIO.... e como achei um bocado absurdo vim pesquisar para perceber o que era aquilo afinal.... e... é mesmo aquilo que os Portuguese estavam a precisar nos tempos que correm e no estado do nosso PAís..... será que os nossos politicos usam...?!?! Eu para ser sincera do que preciso mesmo para me equilibrar era um injecção de dinheiro no meu salário..... ehehhe

MAR disse...

Ainda tenho de deixar um comentário.... AMEI o comentário do "AINDAPIORBLOG" quando comenta: "Deixa-me adivinhar: fizeste os mesmos exercícios, primeiro sem pulseira (não estavas preparado para reagir aos mesmos) e depois colocaram-te a pulseira e repetiram os exercícios, certo? E admiras-te que tenhas reagido de forma diferente da segunda vez? Mesmo que na segunda vez não tivesses a pulseira irias reagir de forma diferente, até se te colocassem um bife, uma batata ou uma mola da roupa no pulso o farias de forma diferente (e podes testar)…

Se não percebeste o que acabei de explicar, lê outra vez, mas desta vez com a pulseira colocada para ver se fica mais perceptível."

Obrigado por me fazer rir logo pela manhã.... tá lindo.... ehehehhehehehe

Anónimo disse...

Para quem não se deu ao trabalho de pesquisar

http://en.wikipedia.org/wiki/Mylar

Simplesmente Mylar será o material em que e feito o holograma (aqueles contrastes de cores conforme a intensidade de luz...

Hugo disse...

Antes de mais, os meus parabéns; Não poderias ter sido mais acessível na forma como abordaste o assunto. E a parte das frases de propaganda fez me rir bastante pois logo imaginei que se qualquer uma destas frases aparecesse na televisão (excepto a ultima).. provavelmente no dia seguir eu iria ouvir no café alguém dizer que tinha uma pulseira com transístores bipolares de krypton, coisa que realmente me iria fazer rir, chorar, voltar a rir e depois questionar-me como o humano pode ser tão inteligente e ao mesmo tempo tão burro.

"pulseira do equilíbrio"
"a pulseira dos campeões"
"Directamente da fabrica para você para ser o mais barato possível"
<>

os 3 passos de um marketing reles mexicano dos anos 90..

Parabens pelo blog, continua a critica. Irei passar cá mais vezes

Cumps

Anónimo disse...

eu fico parvo como pode haver pessoas que acreditam nisto! por amor de Deus mais vale dar o dinheiro a uma instituição de caridade! acordem!

Anónimo disse...

Em primeiro lugar: muitos parabéns pelo artigo! Esta, de facto, fantástico (ia morrendo a rir1)

Fica aqui um site (poderão procurar em noticias, pois saiu nos telejornais nacionais) que devem consultar: a empresa produtora das pulseiras admitiu a farsa das mesmas. Cépticos (e tontos) são os que engolem qualquer coisa, sem se darem ao trabalho de parar para pensar!

http://www.ominutodosaber.com/2011/01/pulseira-do-equilibrio-e-uma-farsa.html