sábado, 28 de maio de 2011

iPhone 4 - Problema da antena resolvido


Já passou algum tempo desde que a Apple, a propósito dos enormes problemas da antena e falhas de rede do iPhone 4, divulgou numa conferência de imprensa que não era perfeita e chocou o Mundo. Foi exactamente no dia 16 de Julho de 2010 que admitiram os problemas no aparelho. Passado quase um ano desde a polémica, os utilizadores, fãs e viciados no iPhone 4 poderão ver o problema da antena resolvido, não pela Apple, mas por uns quantos investigadores da Universidade de Potsdam, na Alemanha, o Sean Gustafson, Christian Holz e o Patrick Baudisch.

Estes investigadores descobriram que o problema da antena do iPhone 4 não tem resolução possível já que sempre que alguém pega no aparelho para o utilizar, o sinal de recepção deteriora-se, acabando por ficar sem rede. Uma boa parte das pessoas que têm iPhone não se importa com este facto até porque apenas querem ter um iPhone para o mostrarem a toda a gente como uma espécie de prémio ou medalha e como tal não o utilizam para telefonar aos amigos (até porque vão perdendo os amigos devido às manias de superioridade que possuem).

Depois de terem chegado a esta conclusão, estes investigadores decidiram que a única forma de conseguirem dar a volta ao problema, seria deixar de pegar no iPhone para telefonar e então criaram uma tecnologia capaz de simular na palma da mão a interface do iPhone 4 de forma invisível e que permite interagir com os botões do aparelho sem lhe tocarem. Os toques na palma da mão são reconhecidos por uma câmara, são enviados para um computador que posteriormente os envia por Wi-Fi para o aparelho, que por sua vez vai reagindo às necessidades do utilizador e como as mãos estão longe, a recepção de sinal da antena melhora consideravelmente.

Vejam o vídeo de demonstração desta solução:


Como esta tecnologia é a única que resolve verdadeiramente o problema da antena do iPhone 4, os utilizadores terão de andar com um computador e com uma câmara consigo e deverão tirar as mãos do iPhone para conseguirem telefonar (para além de terem de conhecer em detalhe todos os botões e funções do aparelho e todas as mensagens de erro ou de confirmação que vão aparecendo porque estarão a olhar para a palma das mãos onde nada aparece projectado). Eu pessoalmente conheço outra solução mais simples que passa pela utilização de um telemóvel que não seja da Apple.

Mais informação sobre este assunto pode ser encontrada aqui.

Sem comentários: