sábado, 14 de maio de 2011

Máquina Delta Q Qool



No outro dia adquiri uma máquina de café expresso Delta Q Qool Preta com a esperança de conseguir tomar um café em casa tal como se toma num qualquer estabelecimento, mas mais barato.



Fui à Worten para aproveitar uma campanha que permitia comprar a máquina por €79,00 e ofereciam a possibilidade de preencher um cupão, colar o código de barras, fotocopiar o talão da compra, juntar tudo num envelope e enviar para a Delta (mais precisamente, para a empresa que coordena a campanha) para eles validarem tudo e se tudo estiver conforme o regulamento, enviam vários vales de compras no valor de metade do valor da máquina para gastar em cápsulas Delta Q. Confesso que ainda não consegui completar todo este moroso processo para receber os vales. Ainda me falta dirigir-me aos correios para deixar o envelope e esperar e desesperar pelos vales de compras. Acontece que esta oportunidade tem um prazo que temos que cumprir se quisermos ter a possibilidade de rentabilizar a compra.

Adiante… Comprei então a máquina, uma caixa de 10 cápsulas de café e fui para casa. Cheguei a casa, tirei a máquina da caixa, fui-me sentar à mesa e esperei que alguém me viesse atender. Esperei cerca de 30 minutos, 20 dos quais com o braço no ar, na esperança que alguém me viesse atender, o que não aconteceu. Para além de ter ficado com o braço dorido, irritado por não haver nenhum jornal do dia para ler, não haver televisão com SportTV para ver um joguinho de futebol, continuei com vontade de tomar café. Só não me levantei e me fui embora devido ao mau atendimento porque estava na minha própria casa e não tinha para onde ir. Acabei por desistir de esperar e fui ler o manual de instruções da máquina e após alguns breves minutos, percebi que o(a) empregado(a) de mesa não vinha incluído(a), consegui ainda ligar a máquina à tomada, coloquei uma cápsula no seu interior, coloquei uma chávena pronta a receber o café e quando liguei a máquina até me assustei com o ruído que aquilo fazia. Apesar de tudo, o ruído não era tão incomodativo como os anúncios do Bruno Nogueira onde vemos e ouvimos umas cápsulas a “cantar”, a “falar” e a “dançar” em colombiano, indiano, brasileiro, etc. Se não conhecem estes anúncios, vejam o vídeo seguinte:



Achei mais piada ao ruído que a minha máquina fez do que propriamente aos anúncios do Bruno Nogueira.

Conclusão, apesar de cada café ficar a €0,29, dependendo do tempo que se perde a fazer o café com as próprias mãos e o valor das tarefas que deixam de fazer durante esse tempo, o café tomado em casa, poderá não compensar. Para além disso, podemos correr o risco de nos dirigirmos à cozinha para prepararmos o nosso café e percebermos que ficámos sem cápsulas e não conseguimos tomar café, muito menos reclamar, o que não acontece num convencional estabelecimento ou tasca onde existe sempre café (a não ser que não exista electricidade, o que poria o estabelecimento em pé de igualdade com a nossa cozinha). É claro que o valor que atribuímos ao trabalho que dá fazermos o café em casa depende de caso para caso, pelo que deixo essa avaliação e cálculo para cada um.

Durante a preparação do café, reparei numa pequena peça de plástico verde que existia dentro do depósito de líquidos e após alguma leitura mais atenta do manual e alguns testes, deu para perceber que era uma bóia de sinalização que sobe e sai por um orifício redondo da grelha de apoio das chávenas e que nos alerta quando o depósito está cheio. Vejam algumas fotos dessa pequena maravilha da inovação:

Localização da Bóia:



Foto da Bóia:



Foto da Bóia sinalizando que o depósito está cheio:



Ao ver como funciona esta bóia, lembrei-me que o acessório poderia ser adaptado para ficar um pouco mais divertido, inovador, ou se preferirem, parvo. Vejam algumas sugestões de formas para as bóias das máquinas Delta Q Qool:

Bóia Bin Laden Morto no Mar:


Bóia Crocodilo:


Bóia Flor:


Bóia Garrafa com Mensagem:


Bóia Leonardo DiCaprio a afogar-se no filme Titanic:


Bóia Mão a pedir auxílio:


Bóia Monstro Lago Ness:


Bóia Periscópio de Submarino:


Bóia Tubarão:


Bóia Vibrador:



Após consultar o site MyDeltaQ, descobri que vendem acessórios para a máquina e na lista do site e existe o depósito de líquidos (€ 7,88) e a bóia (€ 0,57), vendidos em separado, quando na realidade, não conseguimos separar um componente do outro sem os partir (não existem parafusos ou encaixes), o que significa que também não os conseguimos comprar em separado e “montar”/instalar na máquina. Caso a Delta decida começar a adoptar estas bóias que inventei, terá de as produzir na fábrica, oferecendo novas variedades de máquina em função do tema da bóia (em lugar de terem apenas a Qool Preta, Laranja, Vermelha, Verde e Branca…).



A Delta Q, preocupada com as questões ambientais, sugere no seu site que se reciclem as cápsulas utilizadas. Mas como apenas é possível fazê-lo nas lojas Delta Q e nos departamentos comerciais Delta, as pessoas têm apenas 2 hipóteses cómodas e fáceis para reciclarem estas cápsulas: ou depositam-nas nos ecopontos amarelos (uma vez que as cápsulas são de plástico) ou tentam aldrabar o objectivo principal da existência deste tipo de cápsulas (fidelizar os clientes a comprarem apenas cápsulas desta marca de café), enchendo-as novamente com café mais barato. Vejam o vídeo seguinte onde demonstram este procedimento “duvidoso”:



Para terminar, resta-me informar que o café até é bom...

19 comentários:

Anónimo disse...

Tenho uma qool e olhe que é possível retirar a bóia sem partir nada... digo-lhe mais, perdi a bóia um dia a vazar a água, ou seja, eu já comprei uma bóia :P
O café não é bom, é genial, aqtivus é o meu favorito.

AindaPiorBlog disse...

É verdade...depois de ver o teu comentário fui logo investigar e afinal é possível remover a bóia da máquina. O que é uma boa notícia porque assim será mais fácil adoptar uma das bóias alternativas que inventei.

Obrigado pela dica.

Rachel disse...

Bestial.

mram disse...

Boas!

Comprei uma Qool hoje, cheguei a casa, enchi o depósito com água e liguei-a. Como nunca usei uma máquina destas, não sei o que é suposto acontecer quando se liga, mas reparei que água não está a sair do depósito, a luz verde acende uns 5 segundos depois de ligar máquina (no manual diz que é suposto acender só quando a água estiver à temperatura ideal). Na mesma, carreguei no botão que tem a chávena e a máquina faz um barulho horrível, e não sai café nenhum, como seria de esperar, já que a água também não sai do depósito.

Poderá alguma coisa estar entupida? Problema de fabrico? Já alguém teve o mesmo problema? Conseguiram resolver?

Qualquer ajuda será bem vinda :)

Cumprimentos

Rosa disse...

Aha, deixe-me dar-lhe os parabéns pelo texto sobre a Delt Q, sim eu vim aqui para meio por engano, porque estou com problemas na minha máq. café manual, o café sai em pingos,vim à procura de ajuda, acabei a ler o seu post, sim sra. muito divertido, eu também acho que as máquinas deveriam vir com empregados atrás XD. Eu se tiver de vir a comprar uma (esta foi-me dada já usada), compro manual à mesma, as cápsulas são mais caras que o café em pó, são em menor quantidade e depois está-se dependente das cápsulas q só dão para aquele modelo de máq., são muito espertos pois mas onde eles andaram tb eu já andei! ehe, bons cafés :)

Anónimo disse...

mram,

Quando liga a máquina a primeira vez, não pode pôr cápsula de café. Liga no entanto o botão de tirar café para "ferrar" o sistema com água. Leva algum tempo a sair, mas é normal. Não esqueça de ter a alavanca das cápsulas em baixo, conforme instruções do manual.

Anónimo disse...

Bom, parece que escolhi bem a minha máquina de café, tb comprei a Qool mas ainda nao abri, é p a casa nova - Mas só p te irritar - Agora ta em promoção e custa apenas 49 euros, lol e traz ja la dentro, sem cupoes nem correios, uma caixa de 10 capsulas, he he heeeeee

AindaPiorBlog disse...

Isso quer dizer que a máquina ficou-te por 45,75€ (uma caixa com 10 cápsulas custa 3,25), enquanto a minha ficou por mais ou menos 40€. Mesmo tendo de enviar a carta, esperar, receber uma resposta negativa informando que "os vales se tinham extraviado e tal", enviar várias reclamações a informar que iria devolvê-la, esperar ainda mais, lá consegui recuperar parte do investimento.

Se fosse hoje, não tinha comprado esta máquina.

Carlos Cardoso disse...

Custos para o primeiro ano da maquina:
Ex para maquina de café "MAQUINA CAFÉ AUTO SAECO XSMALL CLASS"

Preço da maquina: 399€
1kg de café dá em media para 125 cafés.
1 kg = 8€ (delta)
8€/125 Cafés = 0.064 € por café
Se consumir-mos 6 cafés por dia, dá:
6 X 365 = 2190 cafés ano.
2190 X 0.064 = 140.16€

Sendo assim dá por ano:
399 + 140.16 = 536.16€

Delta Q:
Preço da maquina: 49.99€
Custo de cada cápsula: 0.325€
6X0.325 = 1.95€ dia
1.95 X 365 dias dá 711.75 €

Sendo assim dá por ano:
49.99 + 711.75 = 761.74 €

Custos para o segundo ano da maquina:

"MAQUINA CAFÉ AUTO SAECO XSMALL CLASS"

140.16€ Ano em café (não contando com subida do preço)

Delta Q:

711.75€ Ano em café (não contando com subida do preço)

Quanto ao sabor do café em cápsulas (Delta Q ou outro qualquer) só o bebo se não houver café de grão. NÃO TEM NADA A VER UMA COISA COM OUTRA•:(

AindaPiorBlog disse...

Se tomares zero cafés por dia, dá um total de 0x365=0€.

Não gastas mesmo nada e o café também não tem mesmo, mas mesmo nada a ver.

Unknown disse...

Mais bestial que tudo isso, somente se comprares a máquina no Brasil (onde moro). Uma maquina muito similar da Nespresso custa R$ 699,00 ou 279 euros. Cada capsula, custa em torno de R$ 2,00 ou 0,80 euro.

E nossa renda per capita é de U$ 12.000,00 / ano.

Aqui, tudo é dificil! Vangloriem-se por estarem em Portugal.

catia disse...

Já passou algum tempo depois dos vossos comentários mas comprei a minha delta Q Qool ha 2 semanas por 49,99€ com 15 embalagens de capsulas (150) já incluídas, isto é vinham dentro da caixa =) e tira um cafe excelente

Anónimo disse...

Onde fez essa genial compra?

Anónimo disse...

onde fez essa genial compra?

Anónimo disse...

Se tomares 6 cafés ao dia vais precisar economizar mesmo para a angioplastia!!!

Anónimo disse...

Eu também comprei uma com essa promoção. Assim, custou-me 0 euros, pois as 150 cápsulas que vinham com a máquina fazem o custo total desta.

Comprei-a na loja on-line da DELTA...
permitam-me que vos diga que se estão a esquecer de que...

o que é NACIONAL É BOM... eu prefiro Delta que é português!

Anónimo disse...

Bom dia.
Claro que me diverti imenso com os seus comentários!!!
Tenho a minha Qool há quase 3 anos (79,90€ na worten), e descobri o seu blog a procurar a forma de fazer a limpeza da minha máquina. Até nem precisa porque continua a tirar belíssimos cafés diariamente, mas está na hora de lhe fazer uma limpezazita.

Unknown disse...

a minha delta q qool nao fura a cápsula alguém sabe o porque?

AindaPiorBlog disse...

Não deve ter pressão suficiente (provavelmente por pouco uso)... se fosse um bicicleta dizia-te para pegares numa bomba para encheres um bocado... mas como é uma máquina de café, o melhor é perguntar a quem perceba do assunto.