quarta-feira, 15 de abril de 2009

Prazo de entrega do IRS

O prazo para entrega de IRS via Internet para os trabalhadores dependentes termina hoje. Quem não o fizer, terá de pagar multas na ordem de quantias, multas essas que vão aumentando a cada dia que passe. Prevê-se que o servidor das Finanças, composto por um cluster de Magalhães, encrave com a afluência de tantos acessos, já que toda a gente sabe que é no último dia que se devem fazer as coisas.

Este tema faz-me lembrar uma mulherzinha que foi entrevistada por um canal televisivo no último dia de entrega desta versão do IRS em papel que estava indignada porque havia no último dia, centenas de pessoas nas filas, tal como ela. A culpa dela ter aparecido no último dia para entregar o IRS era, segundo ela, das Finanças. Gostaria de deixar aqui um recado para essa senhora: era melhor ter deixado a entrega do IRS para esta fase para o fazer via Internet no último dia, tendo agora mais uma oportunidade de se indignar através dos meios de comunicação porque existem centenas de ficheiros em fila para entrar nos computadores das Finanças.

Eu não gosto de deixar as coisas para o último dia, por isso, entreguei ontem, mas como à hora que eu tentei enviar o ficheiro, fiquei sem net e não tinha qualquer suporte digital onde pudesse gravar o ficheiro para levar para outro lado, acabei por inventar uma nova forma de entrega: entrega via Internet, mas em papel. Fiz isto da seguinte forma: como a única forma de tirar o ficheiro já preenchido do meu computador, foi abrindo o ficheiro no Notepad e imprimir o seu conteúdo em papel. Depois peguei nas centenas de folhas, fui a outro local com Internet e usando um scanner e uma aplicação OCR fiz o processo inverso, criando de novo o ficheiro. Nesse local enviei o ficheiro via Internet para as Finanças.

Sem comentários: