terça-feira, 7 de abril de 2009

Mercedes Cabeçalho

Levada pelas preocupações ambientais, a marca Mercedes decidiu apostar na criação de um carro ecológico. Mas em lugar de imitar as restantes marcas criando linhas futuristas e modernas, a marca alemã inspirou-se em conceitos e traços dos veículos mais antigos. Estas ideias deram origem a um Concept Car bastante peculiar apelidado de Mercedes-Benz F-CELL Roadster. Vejam as fotos:







Este carro foi inspirado no bem conhecido carro de bois português, e, caso seja dado o ok para a produção em série, o carro em Portugal chamar-se-á Mercedes Cabeçalho. Vejam a foto do carro de bois para verem as semelhanças:



Para quem não sabe, o cabeçalho é um dos principais constituintes do carro de bois, é aquele braço que une a canga ao tabuleiro do carro. Ver o ponto nº2 na imagem seguinte:



O Mercedes Cabeçalho é também movido pela força de dois bois que vão sentados nos assentos em lugar de irem de pé à frente a puxar. A energia é passada dos bois, através de pedais, para uma célula de hidrogénio que por sua vez armazena electricidade e se encarrega de fazer andar os eixos das rodas. A vara usada na condução do carro de bois foi modificada, dando origem a um joystick. Os materiais usados no fabrico da carroçaria, que no caso do carro de bois eram madeira e metal, neste modelo da Mercedes foram substituídos pela fibra de vidro. Esta alteração foi motivada pela necessidade destes novos carros serem mais leves, já que esta nova raça de bois não tem a força dos de outrora. O facto da capacidade de carga deste recente veículo ser muito inferior à do seu antepassado não traz qualquer problema para a sociedade actual, uma vez que também os tamanhos e volumes das cargas foram diminuindo à medida que os tempos foram evoluindo. Hoje em dia, em lugar de serem transportados enormes quantidades de palha, feno, mato, etc., as pessoas costumam transportar apenas um pequeno saquito de erva ou um par de pequenos fardos de droga, que cabem bem na mala de um carro deste tipo.

Sem comentários: