sábado, 11 de outubro de 2008

Roda dos Alimentos

Hoje lembrei-me que deveria abordar a temática da roda dos alimentos e aqui estou eu para o fazer.

Antigamente a roda dos alimentos era mesmo uma roda, tal como podem ver na imagem que adicionei. E tanto quanto sei, significava que deveríamos comer cada um dos tipos de alimentos proporcionalmente aos tamanhos das fatias existentes na roda dos alimentos. Segundo especialistas em comida, se respeitássemos essas proporções seríamos mais saudáveis.



Acontece que era muito difícil memorizar as proporções exactas dos alimentos a ingerir e dava confusão, até que um dia os italianos lembraram-se que era mais fácil juntar tudo no mesmo prato e comer de uma só vez e foi então que nasceu a pizza. Vejam a imagem seguinte para verem as semelhanças com a roda dos alimentos original:



Eu tenho sido fã da roda dos alimentos e sempre que posso como uma pizza, mas acho que aquilo não funciona muito bem já que o meu peso tem aumentado e de saudável acho que isso não tem nada. Como não sou o único que sofreu do mesmo problema, outros especialistas, mas desta feita, gajos que percebem um pouco mais da matéria, inventaram uma nova e mais adequada roda dos alimentos. Vejam a imagem seguinte:



Não percebi ainda porque é que chamaram a isto roda dos alimentos. A mim, parece-me mais uma pirâmide do que uma roda, mas supostamente eles é que são os especialistas. Segundo se consta por aí, foi o Walter C. Willett quem inventou este novo conceito, mas eu não acredito. Pessoalmente acho que foram os egípcios a inventar esta roda dos alimentos ao construírem as grandes pirâmides para guardar a sua comida.

Segundo a interpretação que eu fiz desta nova roda dos alimentos, devemos consumir esporadicamente o que está no topo da pirâmide (açucares, doces, carnes vermelhas, etc.) e consumir muito frequentemente o que está na base da pirâmide (mulheres, água, etc.).

Tanto quanto pude apurar, na grande maioria dos casos, os resultados obtidos com esta nova roda dos alimentos foram bastante melhores comparativamente à roda anterior. Mas existiram alguns casos em que homens revelaram reacções alérgicas que provocaram algumas convulsões e mesmo vómitos quando tentaram comer mulheres feias ou ingerir aguardente. Tenham muito cuidado na hora de seleccionar os vossos alimentos.

3 comentários:

Paola Rhoden disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkk. Você é demais...

AindaPiorBlog disse...

Sim, mas apenas no peso. Ainda não recuperei desta dieta baseada na roda dos alimentos antiga.

Anónimo disse...

Uma forma bem engraçada de falar da roda de alimentos, acho que ri mais do que entendi....curti!